Donos devolvem Onix Plus para recall e recebem velho Prisma como reserva

Concessionárias estão retendo carros sem prazo para devolução, e dando um reserva por 15 dias; alguns clientes estão inseguros, outros elogiam atendimento

Onix Plus: será difícil ver um nas ruas nos próximos dias

Onix Plus: será difícil ver um nas ruas nos próximos dias (Divulgação/Chevrolet)

O perigo de incêndio no Chevrolet Onix Plus continua afetando a vida dos compradores. Em redes sociais, donos do recém-lançado sedã relatam que estão sendo orientados a deixar seus carros retidos em concessionárias até a resolução do problema.

“Levei [o carro] pra escanear o consumo e retiveram o carro. O gerente de pós-venda me falou sem dar esperança sobre atualização do software, mas disse que tem contatos internos que disseram que haveria novidades na sexta feira”, disse um dos participantes do grupo Onix Plus Brasil, do Facebook.

“Devolvi o meu hoje e não e deram prazo pra devolver”, afirmou outro.

“Ontem me ligaram incessantemente tanto da concessionária quanto da montadora, me explicaram os problemas ocorridos, e pediram para eu levar o carro o quanto antes na revenda”, contou um terceiro. Estes são só alguns de dezenas de relatos.

Ainda de acordo com os donos do Onix Plus, a fabricante não tem passado prazo para devolução dos veículos, mas oferece carro reserva por até 15 dias através da locadora Localiza. Por razões óbvias, o carro alugado precisa ser da própria GM.

O modelo provisório padrão, segundo os proprietários, tem sido o… Prisma 1.4 de primeira geração. Se não há carro a pronta entrega na locadora, a GM dá prazos que variam de duas a 48 horas para a entrega do veículo reserva e oferece reembolso para transporte por táxi ou aplicativos como Uber e 99.

Velho Prisma é o carro reserva oferecido a quem deixa o Onix Plus na concessionária

Velho Prisma é o carro reserva oferecido a quem deixa o Onix Plus na concessionária (Divulgação/Divulgação)

Na quarta-feira (6), em comunicado oficial, a fabricante já havia informado que iria convocar todos os proprietários do Onix Plus a levar seus carros a uma concessionária para fazer a atualização do software que desencadeia a quebra do motor e o consequente incêndio. Confira:

“Todos os proprietários de Onix Plus devem levar seus veículos até a Concessionária Chevrolet de sua preferência. A GM disponibilizará para todos os clientes um veículo reserva alugado até que o procedimento de atualização do software em seu veículo seja efetuado”, dizia o texto.

Na mesma nota, a companhia afirma que a atualização do software é um serviço de “execução rápida”. Aos clientes, concessionários afirmam que o tempo médio da atualização em si é de apenas 40 minutos. Só não conseguem deixar claro por que os carros estão sendo retidos.

O problema é que o tal software atualizado ainda não está disponível. Fonte consultada por QUATRO RODAS afirma que a chegada está prevista para acontecer até a próxima quinta-feira (14). Até lá, os carros devem seguir retidos e até mesmo os Onix Plus de vitrine serão mantidos recolhidos.

Onix Plus corre o risco de pegar fogo

Onix Plus corre o risco de pegar fogo (Reprodução/Internet)

Carlos Marera, diretor executivo do Procon-SP, afirma que a medida “não está em conformidade com a portaria 618/2019” do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que discorre sobre os procedimentos oficiais a respeito de um recall.

Segundo a portaria, a empresa é obrigada a “avisar ao consumidor de forma clara e precisa” sobre o componente defeituoso, o defeito apresentado, os riscos e suas implicações.

Marera também informou que o Procon está notificando e pedindo esclarecimentos à GM nesta quinta-feira (7) a respeito do caso.

Vale lembrar que o recall ainda não foi oficializado. Na quarta, a GM emitiu um parecer técnico ao Ministério da Justiça sobre o tema, e tem um prazo total de 15 dias úteis para tornar público o chamado.

Clima de insegurança, mas também elogios

Onix Plus foi lançado em setembro

Onix Plus foi lançado em setembro (Divulgação/Chevrolet)

Entre os donos do Onix Plus, o clima é de incerteza tanto em relação à resolução do problema quanto na questão da confiança no modelo.

“No meu caso, nas horas vagas sou motorista de aplicativo e preciso do carro para trabalhar. Como vou fazer? Estou pensando em solicitar devolução do meu antigo carro e devolver o Onix”, disse um dos membros do grupo Onix Plus Brasil.

“Foi um banho de água fria na empolgação. Situação difícil! Eu estava quase fechando no Virtus, só não fechei porque a VW deixou a desejar no atendimento, aí na primeira Chevrolet que entrei, fechei. Logo depois, veio essa decepção”, comentou outro.

“Desisti do negócio. Até que a GM mostre mesmo que conseguiu resolver os problemas, não vou me sentir seguro”, afirmou um terceiro.

Um dos donos relatou ter proposto uma troca por um Cruze, mas que desistiu porque a concessionária ofereceu R$ 66.000 na recompra do Onix Plus Premier que ele acabara de retirar da mesma loja por R$ 77.900.

Todas as reportagens relacionadas ao assunto:

Há, também, quem esteja gostando da postura da fabricante. “Mesmo com esse problema todo, acredito que a postura da GM está compensando”, elogiou um dos proprietários.

“O gerente de pós-venda da concessionária se dispôs a encontrar comigo na locadora para que ele leve o Onix [Plus] para a concessionária”, contou outro.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. DJALMA ANDRETTA

    Os caras são sacaneados e ainda elogiam. A propósito, a GM continua vendendo carros pois de ontem para hoje faturou cerca de 500 unidades, segundo consta no Ranking da Fenabrave.

  2. Rafael Magdaleno

    Bom dia. Entreguei o meu onix plus na concessionária Absoluta na quinta feira às 16:20 horas , sem previsão de devolução do carro ou do dinheiro que a GMe a concessionária já receberam. Já passadas mais de 36 horas e não recebi informação e nem orientação para retirar carro reserva. Profundamente lamentável.