Dongfeng usará robôs humanoides em sua linha de produção
Os robôs são operados por IA, se conectam com todo o maquinário da fábrica e farão tarefas de inspeção, produção e logística
Na China, robôs trabalhadores já são uma realidade. A Dongfeng Motors está atualizando as suas linhas de produção com as máquinas humanoides da também chinesa, Ubtech Technology.
Os robôs chamados de Walker S têm cerca de 1,70 m de altura e “proporções humanas”. Eles serão responsáveis por serviços delicados de logística, produção e inspeção, começando suas operações na fábrica da Liuzhou, uma subsidiária da Dongfeng especializada em veículos comerciais. Entre as suas principais tarefas, os humanoides irão inspecionar cintos de segurança, testar fechaduras de portas, avaliar a qualidade da carroceria, reabastecer óleo e aplicar etiquetas.
Um detalhe interessante sobre o Walker S é que ele estará plenamente conectado com o restante da fábrica, tendo a capacidade de operar em conjunto com outras máquinas automatizadas para realizar tarefas de produção mais complexas, sem a necessidade de intervenção humana.
Isso só é possível graças aos “algoritmos de fusão” avançados, segundo a Ubtech, que fazem o robô se comunicar com o sistema central da fábrica e transferir dados para ele em tempo real. O Walker S também é composto por 41 servojuntas de alto desempenho e uma infinidade de sensores avançados, que permitem que o android ouça, veja e escute o que está acontecendo ao seu redor, podendo assim monitorar e interagir com os ambiente ao seu redor.
De acordo com o gerente geral da Dongfeng Liuzhou Motor, Lin Changbo, o cérebro por trás do Walker S é uma tecnologia de inteligência artificial avançada. Mesmo assim, o robô passará por um treinamento para fornecer “melhores soluções em locais mais complexos de inspeção, montagem e logística”.
Até agora, a Dongfeng não divulgou se os robôs irão substituir trabalhadores humanos ou serão apenas integrados à fábrica sem afetar o quadro de funcionários. Vale lembrar que outras montadoras também estão investindo em tecnologias semelhantes, como a BMW e a Tesla.