Super Promoção: 3 meses por 1,99/mês

Dodge explode 7 motores para chegar ao V8 mais poderoso da história

Unidade equipará o último Challenger como conhecemos, já que ele dará lugar a um modelo totalmente elétrico nos próximos anos

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
1 nov 2022, 18h19
Pneus do tipo drag street são enormes: 315/40 aro 18
O novo cargo de diretor de "zerinhos" da Dodge ganhará mais de R$ 820.000, e um Challneger SRT Hellcat (divulgação/Dodge)
Continua após publicidade

O sétimo e último modelo da série Last Call, que marca a despedida mundial dos Dodge Charger e Challenger, está atrasado. O motivo, porém, é o melhor possível: ele deverá ser equipado com o motor V8 mais poderoso de todos os tempos e, para alcançar esta marca, a Dodge estaria quebrando a cabeça.

“Eu não vou tentar me esconder atrás de clichês como ‘problemas de cadeia de suprimentos e chips’, ou coisas do tipo”, disse Tim Kuniskis, CEO da Dodge, trazendo a culpa para si ao justificar o atraso do Challenger mais especial da história. O modelo deveria ser apresentado no SEMA Show, que abre as portas nesta terça-feira, em Las Vegas, mas ficará para o início de 2023.

Dodge Challenger Black Ghost
Dodge Challenger Black Ghost (Divulgação/Dodge)

A culpa da demora está na extração de (ainda) mais potência do motor V8 6.2 do muscle car, que chega aos 818 cv em outros modelos da série Last Call, como o Black Ghost, e a assombrosos 852 cv na versão SRT Demon, que pode ir de 0 a 100 km/h em 2,3 segundos. Para a edição final, a potência seria ainda maior que qualquer um dos citados, embora não exista estimativas.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Kuniskis diz que adicionar potência a um Hellcat é “muito fácil”, mas que isso precisa passar pelos mesmos e rigorosos testes de durabilidade das demais versões, mesmo que o motor seja dedicado a uma série limitada.

Seu lugar é na pista, mas há artimanhas para mantê-lo nas ruas
Feito para as pistas de arrancada, o Demon pode ser utilizado nas ruas (Divulgação/Dodge)

“Andamos com os veículos em aceleração máxima por horas e horas a fio, 24 horas por dia, 7 dias por semana. O teste é simplesmente brutal”, garantiu, acrescentando que sete motores já explodiram durante as provas de validação. Por outro lado, o executivo dá sinais de já ter encontrado o problema, sem dizer o que é.

Vale relembrar que a série Last Call, já com seis integrantes revelados, marca a despedida de Charger e Challenger como conhecemos atualmente: com poderosos motores a combustão. Isso porque a marca tem ambiciosos planos para a eletrificação, como um superesportivo elétrico já revelado – que até simula um ronco por alto-falantes.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR OFERTA

Digital Completo

Quatro Rodas todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
Apenas 9,90/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app. *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.