Clique e assine por apenas 8,90/mês

“Dinossauros” que continuam em produção pelo mundo

Nem meteoro e nem era glacial são capazes de extinguir velhos carros que não vemos no Brasil há anos mas que ainda são fabricados

Por Henrique Rodriguez - Atualizado em 17 jun 2018, 13h00 - Publicado em 18 out 2016, 14h41
Peugeot Pars
Peugeot Pars, o Peugeot 405 que permanece em produção no Irã praticamente do mesmo jeito que era há 20 anos Icko/Divulgação

Pouco a pouco as fabricantes estão tirando de cena seus carros de projeto antigo. Fiat Mille, Volkswagen Kombi e os Chevrolet Celta e Classic já deram adeus, enquanto os Fiat Siena EL e Palio Fire já receberam extrema unção. Mas isso está longe de ser exclusividade do Brasil, como você pode ver a seguir.

Chevrolet Nexia

chevrolet_nexia_1
Chevrolet Nexia Divulgação/Chevrolet

Quer um Chevrolet Kadett 0 km? Visite o Uzbequistão. O Chevrolet Nexia é o último carro derivado da plataforma T ainda em produção no mundo.

Você pode não reconhecer o design de cara, mas os para-lamas e as portas têm as mesmas linhas dos Kadett e Ipanema vendidos por aqui. O painel também mudou pouco. Hoje seus motores são um 1.5 8v de 80 cv e um 1.6 16v de 108 cv.

Continua após a publicidade

IKCO Dena

Icko Dena
Icko Dena Icko/Divulgação

Vendido no Brasil entre 1993 e 1997, o Peugeot 405 ainda vive no Irã, Bulgária, Azerbaijão, Turcomenistão, Armênia, Afeganistão e Bielorússia. Por trás disso está a iraniana Ikco (Iran Khodro), que parece ter parado no tempo. O Dena até tem design moderno, mas sua plataforma é a mesma do 405 e os motores têm tecnologia de 30 anos atrás.

Prefere design mais conservador? Tem o Ikco Soren, o Samand e ainda o Peugeot Pars, que mantém o design mais próximo do carro original. Todos usam a mesma plataforma. A Ikco chegou a criar uma versão com tração traseira, que eventualmente aparece em vídeos de drift das arábias. Hoje apenas a picape Arisun (sim, um 405 picape) tem tração traseira.

Saipa

Continua após a publicidade
Saipa Tiba
Saipa Tiba Saipa/Divulgação

Também iraniana, a Saipa merece estar nesta lista por sua gama de modelos, que mais parece um museu. Além de carros chineses, vende suas próprias versões do Kia Pride (cuja produção foi encerrada em 2000), do velho Kia Rio e até a geração anterior do Cerato.

Também mantêm vivos os velhos Logan e Sandero, mas seu carro mais icônico é o Saipa Z24, um Nissan Junior dos anos 1970.

Lada Niva

Lada Niva 4x4
Lada Niva 4×4 Divulgação/Lada

Para todos os efeitos, o Niva foi o primeiro SUV com carroceria monobloco do mundo. Porém, ele nasce da mesma base do Fiat 127, que, como sabemos, deu origem ao Fiat 147 brasileiro.

Continua após a publicidade

Vendido na Rússia e países vizinhos como Lada 4×4, o Niva completou 40 anos no ano passado.

Mahindra Thar

Mahindra Thar
Mahindra Thar Mahindra/Divulgação

Oficialmente, o Jeep CJ-5 foi produzido entre 1944 e 1986. Mas seu projeto foi ponto de partida para vários outros, como o Mahindra Armada, lançado no início dos anos 1990.

Atualizado em 2010, hoje chama-se Thar e usa motor 2.5 diesel de 104 cv de projeto Peugeot.

Publicidade