Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Dez segredos que a central do novo VW Nivus revela

SUV cupê derivado do Polo terá sistema multimídia inédito, desenvolvido no Brasil, com Wi-Fi, carregamento sem fio e até compras online

Por Leonardo Felix
Atualizado em 15 abr 2020, 14h17 - Publicado em 14 abr 2020, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Numeramos os 10 segredinhos da central do Nivus (Arte/Quatro Rodas)

    O Volkswagen Nivus chega em meados deste ano para ser posicionado entre Polo e T-Cross.

    Publicidade

    Seu lançamento estava previsto para maio, mas já ficou para junho e pode atrasar para o início do segundo semestre, devido a obras de adaptação da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) e, agora, à crise do novo coronavírus.

    Publicidade

    O SUV cupê deriva diretamente do hatch, com quem compartilha a plataforma MQB A0, os 2,56 m de entre-eixos e a motorização 200 TSI (1.0 turbo flex de 128 cv e 20,4 kgfm).

    Continua após a publicidade

    Além disso, herdará do Polo partes da estrutura, como colunas, portas laterais, para-brisa e teto. Por dentro, também receberá do irmão hatchback elementos como painéis (frontal e de portas) e bancos, embora com diferenças de acabamento.

    Publicidade

    Já não há mais tanto mistério a respeito do Nivus, visto que o fabricante revelou na Europa o seu visual dianteiro. Por aqui, divulgou que ele terá uma central multimídia mais moderna que a de T-Cross e Polo, desenvolvida no Brasil.

    Ainda são escassas as informações sobre o sistema, mas o teaser acima permitiu a QUATRO RODAS decifrar alguns segredos. Veja a seguir:

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    (Arte/Quatro Rodas)

    1. Wi-Fi a bordo: o Nivus será o primeiro Volkswagen vendido no país com internet sem fio a bordo. Resta saber se será a partir de um ponto nativo, como nos Chevrolet, ou roteando a internet de um aparelho celular.

    2. Carregador por indução: smartphones compatíveis com a função poderão ter a bateria recarregada sem uso de fio no console central.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    3. Perfil de usuário: assim como no novo Renault Duster, será possível registrar um perfil de usuário, salvando preferências que serão recuperadas pela central a cada acesso.

    4. Sensores de estacionamento: este item não chega a ser revolucionário, mas a tela multimídia do Nivus indica que o alerta sonoro poderá ser desativado pela central, e não mais pelo console, como no Polo.

    Publicidade

    5. Assistente de estacionamento: já presente no T-Cross, atua em vagas paralelas ou perpendiculares, e deve ser oferecido como opcional, assim como os faróis full-led.

    Continua após a publicidade
    (Arte/Quatro Rodas)

    6. Start-stop: o Nivus será o primeiro VW nacional equipado com o propulsor 200 TSI a contar com o dispositivo que desliga e religa automaticamente o motor em paradas breves.

    7. Abertura do porta-malas: se no Polo a abertura elétrica da tampa traseira acontece ao lado da manopla de câmbio, no Nivus ela será feita pela própria central multimídia, indicando a extinção de qualquer botão físico no console central.

    Continua após a publicidade
    (Arte/Quatro Rodas)

    8. Central de compras: esta deve ser uma das novidades mais criativas do SUV cupê. Os detalhes de seu funcionamento ainda são desconhecidos, assim como que tipo de transação poderá ser feito e como funcionarão pagamento e logística de entrega/busca.

    9. Ajuste de volume: tal qual o novo Duster, o Nivus terá um comando único para acessar o volume do sistema de som. Pela própria tela tátil da central, o usuário arrastará uma barra para aumentá-lo ou diminuí-lo.

    10. Cockpit digital de série: similar ao de Polo, Virtus e T-Cross, e de série nas versões Comfortline e Highline.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.