A Detroit Electric, que recentemente foi reativada, revelou o primeiro carro após seu renascimento: o SP:01. Trata-se, segundo a própria montadora, do mais rápido esportivo 100% elétrico já produzido mundialmente.
Baseado no Lotus Exige, o SP:01 vem equipado com motor elétrico de 201 cavalos de potência. Por contar com materiais leves em sua composição, o peso total do esportivo é de 1.067 kg. Assim, o carro vai de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos, chegando à velocidade máxima de 250 km/h. A transmissão pode ser manual, de quatro marchas, ou automática, de duas marchas.
A bateria de 37 kWh permite que o SP:01 tenha autonomia de 306 km com uma carga completa. Por sinal, ela pode ser recarregada completamente em pouco mais de quatro horas, quando conectada a uma tomada residencial.
Por fim, uma característica peculiar do esportivo é o sistema 360 Powerback. Com ele, além de poder ser recarregado numa tomada qualquer, o SP:01 pode fazer o caminho inverso e ser utilizado como gerador de energia para a casa, caso haja problemas na rede elétrica.
Apenas 999 unidades serão fabricadas. A produção terá início em agosto, na planta de Wayne Country, Michigan. O preço de mercado já está definido: US$ 135 mil.