Depois da Toyota Hilux, RAV4 tem desempenho pífio em teste do alce
SUV da marca passou longe de ter um desempenho aceitável em prova realizada por revista sueca
Dois anos depois de quase capotar uma Hilux em um teste do alce, a revista sueca Teknikens Värld realizou a prova com a nova geração do Toyota RAV4.
Novamente a maior fabricante de automóveis do mundo chamou a atenção. A SUV da Toyota não apresentou a estabilidade necessária e “quicou” na pista durante o teste.
Nas palavras do repórter Linus Pröjtz, piloto do carro durante a prova: “Nós percebemos que o controle de tração (ESC) não limita os movimentos do carro. Há um efeito saltitante durante o teste, o que deixa o carro muito difícil de se dirigir. E isso a uma velocidade de mais ou menos 67 km/h, 68 km/h.”
O canal da revista no Youtube ainda realizou o mesmo teste com um Nissan Qashqai e um Kia Sorento e ambos obtiveram ótimos resultados.
Em 2016, após o resultado ruim da Hilux, a Toyota corrigiu um erro no módulo do controle de estabilidade. Resta saber se a fabricante adotará a mesma postura, agora em relação ao RAV4.
Procurada, a Toyota divulgou a seguinte nota:
Na Toyota, a segurança de nossos clientes é nossa prioridade número um e, para garantir isso, aplicamos rigorosos testes de segurança durante o desenvolvimento de todos os nossos produtos.
Nossos testes internos atendem plenamente aos padrões globais para evitar obstáculos e, desde 2016, nós atualizamos nossos processos para refletir também os procedimentos usados pela Teknikens Värld.
Durante seu estágio de desenvolvimento, o RAV4 passou com êxito em todos os testes internos, incluindo o teste Teknikens Värld elk.
Após este relatório, refizemos recentemente o teste Teknikens Värld elk com um veículo de especificação semelhante e alcançamos os mesmos resultados positivos de antes.
Estamos agora em contato com a Teknikens Värld para entender melhor os diferentes resultados dos testes.
Garantimos a todos os clientes da Toyota que eles podem confiar na segurança de seus veículos.