Correio Técnico: por que carros 4×4 desligam o ESP ao acionar a reduzida?
Controle eletrônico deixa de funcionar quando a reduzida é acionada em alguns modelos; saiba porque
Por que modelos com tração 4×4 desligam o ESP quando a reduzida é acionada? – Larissa Camargo – Porto Alegre (RS)
Porque nessas situações o controle de estabilidade (chamado de ESP ou ESC) pode mais atrapalhar do que ajudar.
A reduzida multiplica a força de todas as marchas do carro (ou usa uma primeira marcha curtíssima, como no Renegade), e é acionada com o veículo parado.
Nessas situações, é possível que os pneus estejam cobertos de lama e precisem girar em falso – o que seria inibido pelo controle de tração.
A alta velocidade das rodas faz com que a lama grudada entre os gomos seja expulsa por conta da força centrífuga, permitindo que o veículo retome a tração.
Passado o desafio em baixa velocidade, esses modelos reativam o ESP tão logo a reduzida seja desligada.
Nissan Kait 2026 terá faróis divididos estilo Renault Kardian para se distanciar do Kicks
Rally 4R leva Quatro Rodas de volta às suas origens para comemorar 65 anos
Novo Toyota Corolla 2027 evolui com design radical e terá versão elétrica
Honda HR-V 2026, a evolução da sofisticação
Jeep Compass de nova geração começa a ser fabricado e chega ao Brasil em 2027







