PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Confirmado: Rampage é o nome da picape mais barata da Ram baseada na Toro

Ram Rampage 2024 tem base da Fiat Toro e motores turbodiesel e inédito 2.0 a gasolina para ser a Ram mais barata e potente do Brasil

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 jun 2023, 14h13 - Publicado em 5 jun 2023, 14h04
Ram Rampage 2024
 (Divulgação/Ram)
Continua após publicidade

É cacofônico, mas é isso mesmo: Ram Rampage é o nome da nova picape média da Ram, a primeira fabricada no Brasil e que usa variação da plataforma da Fiat Toro. Com motor inédito no Brasil, a promessa é de que ela se torne a picape mais rápida do País.

Rampage “significa agitação, alvoroço, barulho, fúria”, diz a fabricante. É o resgate do nome da Dodge Rampage, uma picape também monobloco e quase esquecida: só teve cerca de 37.000 unidades produzidas entre 1982 e 1984. Ainda havia esperança para o resgate do nome Dakota? Havia, mas não aconteceu. 

Ram Rampage 2024
Lanterna traseira tem bandeira dos Estados Unidos estilizada (Divulgação/Ram)

Uma das grandes novidades da Ram Rampage é o motor Hurricane 4, um 2.0 turbo a gasolina que pode chegar a 270 cv e passar dos 40 kgfm de torque, que logo também estará nos Jeep Compass e Commander. Ainda terá versões com o motor 2.0 turbodiesel que atende à Fiat Toro e ao Jeep Commander. Mas este motor terá vida curta na picape, já que deverá ser substituído por um 2.2 já em 2024. Todas têm câmbio automático de nove marchas e tração 4×4.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

A nova Ram Rampage foi extensamente analisada por QUATRO RODAS há um ano. Entre seus detalhes mais importantes, está o uso da mesma plataforma monobloco da Fiat Toro, que é fabricada na planta da Jeep em Goiana, Pernambuco — onde a nova Ram também será feita.

Ram Rampage 2024
(Divulgação/Ram)

A Rampage ocupará o que a Stellantis chama de categoria C Plus, ou seja, uma intermediária entre a Fiat Toro, com quem compartilha plataforma, e as médias como Toyota Hilux e Chevrolet S10, além da nova Fiat Titano. São essas últimas o alvo da Ram.

Continua após a publicidade
Ram Rampage 2024
(Divulgação/Ram)

O visual da Ram Rampage Rebel, revelada agora em suas primeiras imagens, ratifica a informação de que o design da picape a aproximaria da Ram 1500, junto ao capô bem marcado para dar um aspecto musculoso. A traseira, ao contrário da Toro, não tem tampa da caçamba partida ao meio ou mesmo o nome da picape, apenas a inscrição da versão.

Continua após a publicidade

Fruto do projeto 291, a Rampage é maior que a Fiat Toro no entre-eixos, com cabine alongada, e no comprimento, na casa dos 5 metros. A nova picape reforçará a “urbanização” do segmento das picapes médias, com cabine dupla e caçamba menor que a de concorrentes, mas com uma versão interna da Ram Box (porta-objetos embutido na carroceria) e abertura da tampa para os lados.

Ram Rampage 2024
(Divulgação/Ram)

Na cabine, quadro de instrumentos maior, com tela de 10 polegadas, mas a central multimídia também terá tela horizontal e não vertical como nas Ram maiores. A relação familiar ficará por conta do seletor giratório para o câmbio, porém no console central e não no painel. Outra forma de diferenciação da Toro estará na qualidade dos acabamentos: esqueça o painel de plástico rígido da Toro e espere algo mais próximo dos Jeep.

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.