Fiat Titano: nova picape média maior que a Toro tem nome revelado
Picape é versão com logotipos Fiat da Peugeot Landtrek e chega neste ano acima de Strada e Toro. Pode ser equipada com motor 2.2 turbodiesel de 200 cv
Titano, entidade da mitologia grega que enfrenta Zeus e os demais deuses do Olimpo em sua ascensão ao poder. Assim a Fiat explica o nome adotado para a sua nova picape média que será lançada no Brasil ainda neste ano.
Em vídeo, a marca mostra as linhas finais da caminhonete Fiat Titano que nada mais é que uma Peugeot Landtrek com logotipos Fiat e uma grade exclusiva. Os flagras publicados pela página FCA Fan Brazil no Instagram confirmam a informação.
View this post on InstagramContinua após a publicidade
A motorização não foi divulgada, mas se a Landtrek é oferecida em países vizinhos tanto com motor 1.9 turbodiesel de 150 cv e 35,6 kgfm de torque ou 2.4 turbo a gasolina de 210 cv e 32,6 kgfm nos mercados em que está presente, no Brasil seu motor será um 2.2 turbodiesel com potência na faixa de 200 cv com 45,9 kgfm.
O motor seria, portanto, o mesmo já usado na Fiat Ducato, facilitando a manutenção e a disponibilidade de peças. A Titano ainda terá tração integral com opção de bloqueio do diferencial traseiro.
A picape tem 5,33 m de comprimento. O entre-eixos tem 3,18 m, e largura, 2,22 m. As medidas deixam a Fiat Titano na média das rivais, que no caso são principalmente Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger, Nissan Frontier e Mitsubishi L200.
Se a Titano seguir o mesmo nível de equipamento da Landtrek, terá central multimídia com 10” e câmera 360° (que podem ser vistas no teaser), chave presencial, rodas de 18”, barras no teto, estribos laterais, sensores de estacionamento tanto dianteiro quanto traseiro e faróis LED. Já na segurança, alerta de saída de faixa, controle de estabilidade, tração, assistente de partida em rampa e o obrigatório controle de estabilidade.
A Fiat Titano será fabricada no Uruguai pela Nordex, ao lado das vans Citroën Jumpy, Peugeot Expert e Ford Transit. Se mantiver os números da irmã Peugeot vendida em países vizinhos, poderá levar até 1.120 kg na caçamba.
Os preços da Fiat Titano até podem ficar abaixo da faixa das rivais, que vão de R$ 250.000 a R$ 350.000 em suas versões de cabine dupla.
Uma picape de quatro nacionalidades diferentes
A nova caminhonete da Fiat aproveitará muito da Peugeot Landtrek, que é fruto de um antigo acordo da PSA Peugeot Citroën com a fabricante chinesa Changan. Não à toa, sua base é a Changan Kaicene F70. Embora mantenha as mesmas dimensões, a Landtrek foi concebida para ser mais refinada e ter dianteira, traseira e interior completamente diferentes.
Por por falta de tempo, a Fiat Titano manterá essas características. O projeto para ser lançada no Brasil como Peugeot avançou bastante até ser cancelado, no fim de 2021, com a intenção de aproveitar a rede de concessionárias Fiat e a maior tradição da fabricante italiana entre picapes e veículos comerciais.
A boa novidade será o uso do motor 2.2 turbodiesel em vez do 1.9 turbodiesel, que por sua vez é originário da japonesa Isuzu – e usado pela Kaicene F70. A produção pela Nordex viabilizará a junção de peças importadas da China em kits com peças de outras origens e da própria Stellantis.