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Confira 10 carros clássicos imperdíveis para ver no Salão do Automóvel

A maioria dos modelos clássicos estão localizados em dois estandes, do Dream Car Museum e do Carde Art Design Museu

Por Mauro Balhessa
23 nov 2025, 08h55
Estande do Carde no Salão do Automóvel 2025
Estande do Carde no Salão do Automóvel 2025 (Mauro Balhessa/Quatro Rodas)
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Para os entusiastas de carros clássicos, o Salão do Automóvel 2025 tem diversos modelos em exposição. Há dois espaços em especial que reúnem essas raridades: o Dream Car Museum e o Carde Art Design Museu.

Dodge Daytona – 1969 (Dream Car Museum)

Dodge Daytona 1969
Dodge Daytona 1969 (Mauro Balhessa/Quatro Rodas)

O Dodge Daytona 1969 tem como destaque o seu “nariz” alongado, assim como sua asa traseira gigante. O modelo conta com um motor V8 Hemi 426 de 425 cv de potência.

Projetado com foco na aerodinâmica, ele foi o primeiro carro da Nascar a ultrapassar os 320 km/h.

Lamborghini Diablo – 1991 (Dream Car Museum)

Lamborghini Diablo 1991
Lamborghini Diablo 1991 (Mauro Balhessa/Quatro Rodas)

O Lamborghini Diablo substituiu o modelo Countach e recebeu o motor V12 5.7 de 492 cv de potência – o conjunto permite que o carro acelere de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos.

Bugatti EB110 – 1994 (Dream Car Museum)

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Bugatti EB110 – 1994 (Mauro Balhessa/Quatro Rodas)
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O Bugatti EB110, como o próprio nome indica, celebra os 110 anos Ettore Bugatti e também marcou o renascimento da marca. O seu monocoque foi construído em fibra de carbono.

Ele tem o motor V12 3.5 biturbo, que gera 560 cv de potência, o que permite o carro atingir 342 km/h e ir de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos.

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Ferrari F40 – 1990 (Carde)

Ferrari F40 - 1990
Ferrari F40 – 1990 (Mauro Balhessa/Quatro Rodas)

A Ferrari F40 foi desenvolvida para celebrar o aniversário de 40 anos da marca de Maranello. Derivada do projeto 288 GTO Evoluzione, ele foi o último projeto desenvolvido sob a supervisão direta de Enzo Ferrari.

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Ela é equipada com o motor V8 2.9 biturbo, que desenvolve 478 cv de potência, atinge 324 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos.

Hoffstetter Turbo Automático – 1986 (Dream Car Museum)

Hoffstetter
Hoffstetter Turbo Automático – 1986 (Mauro Balhessa/Quatro Rodas)

O Hoffstetter Turbo Automático foi o primeiro superesportivo brasileiro. Ele foi construído sob fibra de vidro e equipado com o motor AP 1.8 turbo da Volkswagen, o mesmo do Santana, de 140 cv.

Brasinca STV Uirapuru – 1966 (Carde)

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STV Uirapuru – 1966 (Mauro Balhessa/Quatro Rodas)
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Construída pela Sociedade Técnica  de Veículos (STV), o Uirapuru é equipado com o motor 4.2 de seis cilindros. O conjunto pode desenvolver 162, 171 ou 177 cv dependendo dos opcionais escolhidos.

Kombi Turismo – 1960 (Carde)

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Volkswagen Kombi 1960 (Mauro Balhessa/Quatro Rodas)

A Kombi Turismo, apresentada no Salão do Automóvel de 1960, era um pequeno motorhome e tinha como objetivo a experiência em viagens e no conforto. Isso pode ser observado no acabamento interno melhorado e pelas janelas panorâmicas. Ela tem espaço para sete pessoas e as Kombis eram modificadas pela empresa Carbruno à época. A Kombi Turismo era equipada com motor boxer de 1.200 cm e tração traseira.

Jaguar XJ220 (Carde)

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Jaguar XJ220 – 1994 (Mauro Balhessa/Quatro Rodas)

O XJ220 é equipado com o motor V6 biturbo, que desenvolve 550 cv de potência, que permitia o modelo chegar a velocidade máxima de 340 km/h. Em 1992 ele se tornou o carro de produção em série mais rápido do mundo.

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Miura X8 Targa – 1988 (Dream Car Museum)

Miura Targa X8 - 1988
Miura Targa X8 – 1988 (Mauro Balhessa/Quatro Rodas)

O Miura X8 Targa de 1988 era um esportivo brasileiro e tinha itens e acabamentos à frente de seu tempo, como bancos elétricos e retrovisores com sensor de luminosidade.

Lamborghini Miura – 1970 (Dream Car Museum)

Lamborghini Miura - 1970
Lamborghini Miura – 1970 (Mauro Balhessa/Quatro Rodas)

O Lamborghini Miura trouxe ao mundo o V12 montado na posição central, que gera 370 cv de potência e 39,463 kgfm de torque. O seu nome homenageia uma linhagem de touros espanhóis do criador Don Eduardo Miura.

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