Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Conceito elétrico da Mercedes promete 1.000 km de autonomia

O Vision EQXX será lançado no ano que vem e será desenvolvido com auxílio da equipe de Fórmula 1 da montadora

Por João Vitor Ferreira 29 nov 2021, 07h44

Imagine fazer uma viagem entre São Paulo e Goiânia com seu carro sem precisar parar em um posto para abastecer, pois o tanque dá e sobra. Pois bem, isso é uma realidade para pouquíssimos carros, mas um novo carro elétrico da Mercedes propõe justamente isso. 

Black Friday! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

Parece surreal, mas o conceito Mercedes Vision EQXX promete uma autonomia de 1.000 km. Quem pensa que esse é um projeto para um futuro distante, se engana. A marca já deu até data para a revelação oficial do veículo: 3 de janeiro de 2022.

Para driblar o problema das grandes baterias, que geram um aumento na massa do veículo, a empresa pretende trabalhar com um modelo compacto e aerodinâmico. A ideia é que o carro tenha um coeficiente de arrasto menor que os 0,20 do Mercedes EQS, carro mais aerodinâmico do mundo.

Vision EQXX lateral coberto e luz
Pelas imagens divulgadas, o Vision EQXX tem uma silhueta de sedã compacto, com para-lamas arredondados e volumosos. Divulgação/Mercedes-Benz
Continua após a publicidade

Ainda comparando com o “irmão”, a Mercedes pretende criar uma bateria até 20% mais eficiente para atingir a casa dos 9 Kwh/100km. Seria a primeira vez que um veículo atinge tamanha eficiência, superando os 14 kwh/100 km do Tesla Model 3. Tudo isso, em condições reais de condução.

Vision EQXX lateral
Divulgação/Mercedes-Benz

Além dos engenheiros da marca, a equipe de Fórmula 1, Mercedes-AMG, também trabalha no desenvolvimento desse trem de força que permite que as baterias rendam tanto. Os esforços são para cumprir o plano de eletrificação da empresa, que pretende ter pelo menos uma versão elétrica de cada modelo até 2025, com a eletrificação completa chegando em 2030.

O mais provável, é que o Vision EQXX pare na versão de conceito. Porém, o que a Mercedes deixou claro, é que ele será responsável por testar diversas tecnologias que serão implementadas futuramente nos carros da montadora.

Vision EQXX lateral coberto
Divulgação/Mercedes-Benz

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 751 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 751 de QUATRO RODAS já está nas bancas! Arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês