Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Como a Volvo quer revolucionar a forma de vender carros no Brasil

O modelo que começará a ser vendido em agosto será o primeiro veículo da marca sueca com venda 100% online

Por Isadora Carvalho Atualizado em 11 mar 2021, 12h31 - Publicado em 10 mar 2021, 12h05
Volvo XC40 Elétrico
Divulgação/Volvo

A expectativa para a virada do ano de 2020 para 2021 era de retomada e inovação. Se os planos de muitas empresas foram adiados com o recrudescimento da pandemia neste primeiro trimestre, a Volvo quer seguir seu planejamento para este ano que marca o início de uma nova década.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

Digo isto não apenas pela decisão da Volvo de tornar-se 100% elétrica até 2030 – até os híbridos serão descontinuados. Mas também pela iniciativa da fabricante sueca de mudar a forma de vender carros. O cliente Volvo terá a opção de comprar o seu carro de forma totalmente online. E as concessionárias continuarão a vender, mas serão mais destinadas ao pós-venda.

E isso já vai começar no Brasil. O estreante será o Volvo XC40 Recharge Pure (elétrico), cujo lançamento por aqui está previsto para agosto.

E o mais interessante é que esse movimento vai acontecer de forma simultânea tanto no Brasil quanto fora do país. “Todos os próximos lançamentos da marca serão elétricos e vendidos online, inclusive aqui no Brasil”, afirma o head para América Latina da Volvo Cars, Luis Resende.

Em entrevista a nossa reportagem, o executivo afirmou que a marca já vem preparando essa mudança há algum tempo. “Nosso faturamento já acontece de forma direta, sem intermediários, e portanto estamos há um passo de nos tornar 100% online.”

Volvo XC40 Elétrico
Divulgação/Volvo
Continua após a publicidade

A rede de concessionárias continuaria existindo, mas a sua atuação estaria muito mais concentrada no pós-venda. “Estamos trabalhando em uma plataforma para tornar a experiência do consumidor muito intuitiva e 360”, diz Resende.

Essa plataforma será capaz inclusive de marcar um test-drive e também, após a compra, entregar o carro na casa do proprietário. “Já existem por aqui algumas marcas que adotaram essa iniciativa de entregar o carro em casa, impulsionadas pela própria pandemia. Nós queremos ter esse serviço como a nossa prática mais comum de venda”, afirma o executivo.

É bom lembrar que a norte-americana Tesla foi pioneira ao oferecer essa experiência de compra virtual, e inclusive, a de entregar o carro em casa. E ela nem sequer conta com uma rede de concessionárias.

Questionado sobre como essa notícia foi recebida pelos concessionários Volvo, Rezende confirma que a rede já estava sendo preparada há algum tempo para esse processo e que elas estão inseridas nele, além de ser um caminho, assim como a eletrificação, sem volta. 

Volvo C40 Recharge (5)
Divulgação/Volvo

Além do XC40 Recharge Pure, o próximo elétrico da Volvo, o C40 Recharge também será contemplado com a nova filosofia de venda. Resende confirmou a chegada dele por aqui em janeiro de 2022. 

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

QR - CAPA 742 - FEVEREIRO

Continua após a publicidade

Publicidade