PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Como a Volvo quer revolucionar a forma de vender carros no Brasil

O modelo que começará a ser vendido em agosto será o primeiro veículo da marca sueca com venda 100% online

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 mar 2021, 12h31 - Publicado em 10 mar 2021, 12h05
Volvo XC40 Elétrico
(Divulgação/Volvo)

A expectativa para a virada do ano de 2020 para 2021 era de retomada e inovação. Se os planos de muitas empresas foram adiados com o recrudescimento da pandemia neste primeiro trimestre, a Volvo quer seguir seu planejamento para este ano que marca o início de uma nova década.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

Digo isto não apenas pela decisão da Volvo de tornar-se 100% elétrica até 2030 – até os híbridos serão descontinuados. Mas também pela iniciativa da fabricante sueca de mudar a forma de vender carros. O cliente Volvo terá a opção de comprar o seu carro de forma totalmente online. E as concessionárias continuarão a vender, mas serão mais destinadas ao pós-venda.

E isso já vai começar no Brasil. O estreante será o Volvo XC40 Recharge Pure (elétrico), cujo lançamento por aqui está previsto para agosto.

Continua após a publicidade

E o mais interessante é que esse movimento vai acontecer de forma simultânea tanto no Brasil quanto fora do país. “Todos os próximos lançamentos da marca serão elétricos e vendidos online, inclusive aqui no Brasil”, afirma o head para América Latina da Volvo Cars, Luis Resende.

Em entrevista a nossa reportagem, o executivo afirmou que a marca já vem preparando essa mudança há algum tempo. “Nosso faturamento já acontece de forma direta, sem intermediários, e portanto estamos há um passo de nos tornar 100% online.”

Continua após a publicidade
Volvo XC40 Elétrico
(Divulgação/Volvo)

A rede de concessionárias continuaria existindo, mas a sua atuação estaria muito mais concentrada no pós-venda. “Estamos trabalhando em uma plataforma para tornar a experiência do consumidor muito intuitiva e 360”, diz Resende.

Essa plataforma será capaz inclusive de marcar um test-drive e também, após a compra, entregar o carro na casa do proprietário. “Já existem por aqui algumas marcas que adotaram essa iniciativa de entregar o carro em casa, impulsionadas pela própria pandemia. Nós queremos ter esse serviço como a nossa prática mais comum de venda”, afirma o executivo.

Continua após a publicidade

É bom lembrar que a norte-americana Tesla foi pioneira ao oferecer essa experiência de compra virtual, e inclusive, a de entregar o carro em casa. E ela nem sequer conta com uma rede de concessionárias.

Questionado sobre como essa notícia foi recebida pelos concessionários Volvo, Rezende confirma que a rede já estava sendo preparada há algum tempo para esse processo e que elas estão inseridas nele, além de ser um caminho, assim como a eletrificação, sem volta. 

Volvo C40 Recharge (5)
(Divulgação/Volvo)
Continua após a publicidade

Além do XC40 Recharge Pure, o próximo elétrico da Volvo, o C40 Recharge também será contemplado com a nova filosofia de venda. Resende confirmou a chegada dele por aqui em janeiro de 2022. 

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

QR - CAPA 742 - FEVEREIRO

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.