Chinesa transforma SUV em picape que carrega menos peso do que um Onix
Ela quer ser uma picape e um SUV ao mesmo tempo, mas acaba não sendo nenhum dos dois
As picapes, além dos SUVs, ganharam espaço no mercado global nos últimos anos. Assim, para garantirem uma fatia do sucesso, as marcas vivem em busca de diferenciais em um segmento, de certa maneira, limitado. O problema é que algumas passam do ponto, como a chinesa VGV VX7.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Tudo começa com a intenção da desconhecida fabricante VGV em ter um misto de SUV com picape, para mesclar os dois segmentos em alta. Sem ficar satisfeita com a receita da Fiat Toro e da Renault Oroch, com monobloco e dirigibilidade de SUV, criou a picape VX7. Tudo que conseguiu foi se tornar uma forte concorrente da bizarra Yuancheng FX.
Ela manteve não apenas o mesmo entre-eixos de 2,80 metros do SUV VGV U75, no qual é baseada, como também toda a carroceria até as portas traseiras. As exclusividades aparecem dali em diante, mas são bem duvidosas, como o ângulo formado pelas laterais da caçamba.
E não acabou: repare também na inclinação da tampa traseira, sem contar as lanternas, com uma grande faixa que atravessa a traseira de um lado a outro. O formato do vidro traseiro também foge totalmente do convencional em uma picape, por aquilo ali ser uma porta.
A caçamba, além do acesso à cabine ao fundo, tem mais dois compartimentos no piso para levar pequenos objetos. Há, também, um degrau dobrável que pode ser destacado da tampa traseira. O problema está na baixa capacidade de carga de apenas 330 kg, praticamente a metade oferecida por uma Fiat Strada (650 kg) e menos do que pode levar um Chevrolet Onix (375 kg, o que é pouco).
O interior da VX7 é exatamente o mesmo do SUV U75, com elementos que remetem aos Mercedes-Benz, como a grande tela central (10,1 polegadas) de efeito flutuante. O quadro de instrumentos é digital, representado por uma tela de 10,25 polegadas.
Como não poderia deixar de ser, o conjunto mecânico também vem do SUV. O motor é um 2.0 turbo a gasolina com 224 cv, acompanhado de um câmbio automático de oito marchas e tração dianteira. A velocidade máxima é de 196 km/h, mas a marca não divulgou o tempo que ela leva para acelerar de 0 a 100 km/h.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.