Clique e Assine QUATRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Chevrolet Montana recebe três estrelas em teste de colisão do Latin NCAP

Picape foi bem no teste, mas decisão sobre o uso das cadeirinhas infantis reduziu sua nota

Por Nicolas Tavares
3 set 2024, 11h56
Chevrolet Montana no teste de colisão do Latin NCAP
Chevrolet Montana no teste de colisão do Latin NCAP (Divulgação/Latin NCAP)
Continua após publicidade

Após quase um ano sem divulgar nenhum resultado, o Latin NCAP apresentou dois novos testes de colisão. Um deles é para o Toyota Raize, que não é vendido no Brasil e recebeu apenas uma estrela. O segundo veículo é a Chevrolet Montana produzida em São Caetano do Sul (SP), e que obteve três estrelas.

A picape intermediária mostrou um bom desempenho no impacto frontal a 64 km/h contra uma barreira móvel, apresentando uma estrutura estável de forma geral, o que rendeu boas notas na proteção para adultos. O Latin NCAP alerta para estruturas perigosas atrás do painel, que podem atingir a região dos joelhos dos passageiros.

O que reduziu a nota da caminhonete é a proteção para crianças. Apesar de ter ISOFIX e boas cadeirinhas recomendadas, a Chevrolet decidiu posicionar os assentos infantis voltados para frente, o que vai contra as práticas globais recomendadas. Esta posição afetou o resultado, fazendo com que o boneco registrasse altas cargas no pescoço e no peito, tanto para o dummy simulando uma criança de três anos quanto a de um ano e meio de idade.

De acordo com o Latin NCAP, é possível posicionar as cadeirinhas infantis voltadas para trás, mas a fabricante decidiu que o teste deveria ser realizado com os assentos voltados para frente.

Continua após a publicidade
Chevrolet Montana no teste de colisão do Latin NCAP
Chevrolet Montana no teste de colisão do Latin NCAP (Divulgação/Latin NCAP)

Com seis airbags, foi bem avaliada no teste de impacto lateral, tanto contra uma barreira móvel quanto contra poste. Em ambos os casos, a ONG afirma que os bonecos mostraram bons resultados, além de não ter apresentado vazamento de combustível ou sem abrir as portas.

A falta do sistema de frenagem automática de emergência também penalizou a Montana na categoria de proteção para pedestres, por não estar disponível nem mesmo como opcional. No teste de impacto, foi bem de forma geral, recebendo somente uma avaliação “pobre” para a parte superior da perna.

Compartilhe essa matéria via:

No quesito de sistemas de segurança, a picape saiu-se bem nos testes do alce, alcançando 70 km/h no teste do consumidor e 95 km/h no teste pelo padrão ADAC da Europa. Apesar de contar com detector de ponto cego, não pontuou por não atender às taxas de disponibilidade e equipamentos do Latin NCAP.

Continua após a publicidade

O segundo carro avaliado foi o Toyota Raize, versão da fabricante do Daihatsu Rocky, um SUV compacto com menos de 4 metros de comprimento e feito para o mercado asiático. Foi o carro que deflagrou a investigação contra a Toyota sobre fraudes na homologação dos veículos e a suspensão das vendas e produção de diversos modelos.

O pequeno utilitário fabricado na Indonésia e vendido em países como Chile e Uruguai recebeu somente uma estrela. Com somente dois airbags de série e sem oferecer tecnologias de segurança, saiu-se mal nos testes de colisão dianteiro e lateral, mostrando uma estrutura instável e com uma intrusão significativa. O teste contra poste não foi realizado por não possuir airbags laterais.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Responda a pesquisa e leia essa matéria grátis
Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.