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Fiat Pulse recebe duas estrelas em teste de segurança do Latin NCAP

Órgão sugere que nota do SUV compacto seria melhor se os equipamentos de segurança das versões mais caras fossem de série em todas

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 14 dez 2023, 14h24 - Publicado em 14 dez 2023, 12h23

Lançado no final de 2021, o Fiat Pulse teve seu nível de segurança posto à prova pelo Latin NCAP, órgão independente que faz testes de segurança de carros vendidos na América Latina. O SUV compacto fabricado em Betim (MG) obteve a nota de duas estrelas.

A entidade tem por padrão selecionar a versão mais básica vendido em toda a região. No caso do Fiat Pulse, mesmo a versão de entrada tem quatro airbags e controle de estabilidade, enquanto sistemas ADAS, como frenagem de emergência e assistente de faixa, estão restritos às versões mais caras. Essa limitação da oferta de ADAS é apontada como uma das causas para nota baixa.

No teste de colisão frontal, o Fiat Pulse apresentou “apresentou estrutura estável e a área dos pés também foi considerada estável no impacto frontal”, enquanto no impacto lateral “ofereceu proteção total para adultos”, nas palavras do Latin NCAP.

Fiat Pulse Latin NCAP
(Divulgação/Latin NCAP)

Já no teste de colisão de impacto lateral contra poste, o SUV da Fiat revelou ter um nível de proteção entre marginal e bom. Um motivo seria sua estratégia de usar airbags laterais que sustentam não somente o tronco mas também a cabeça dos passageiros da frente. De acordo com o órgão, a falta de airbags de cortina limitou “a proteção apenas aos assentos dianteiros e, também, em uma faixa restrita”.

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O curioso é que dois carros foram submetidos ao teste de colisão lateral, conforme as fotos. Em um deles (preto) o airbag lateral aparenta não ter detonado. Entramos em contato com Latin NCAP, que explicou que o airbag foi esquecido desligado, o que os obrigou a refazer o teste.

“Quando são realizados testes dinâmicos, por exemplo, Controle Eletrônico de Estabilidade, Frenagem Autônoma de Emergência, o airbag do passageiro é desligado, mediante switch, para trabalhar com mais segurança, pois o equipamento é colocado dentro do veículo. No caso do Pulse, o que aconteceu foi que a unidade usada para os testes dinâmicos foi usada para o impacto lateral e o laboratório, por engano, não ligou o switch novamente. Em alguns veículos, o switch não apenas desativa o airbag frontal, mas também o airbag lateral do lado direito. Portanto, o teste foi repetido com uma nova unidade com os airbags ativados”, explicou o Latin NCAP.

Fiat Pulse Latin NCAP
(Divulgação/Latin NCAP)

“Os sistemas de airbag para tórax e cabeça podem ser uma solução temporária, mas definitivamente não são uma solução robusta”, completou o Latin NCAP. Isso levou a uma nota baixa para a proteção da cabeça do dummy de 3 anos no impacto frontal e lateral. “Embora ambos os dummies tenham sido equipados com Sistemas de Retenção Infantil (SRI), I-size, de bom desempenho, seguindo as melhores práticas recomendadas, o baixo comportamento é explicado pela combinação do veículo com esses SRIs”. O Latin NCAP também criticou o espaço limitado para a instalação de cadeirinhas com ISOFIX.

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O Latin NCAP também sugeriu que a presença da frenagem autônoma de emergência desde a versão de entrada poderia melhorar os níveis de proteção para pedestres. O desempenho do ESC e do limitador de velocidade foram aprovados.

O Fiat Pulse alcançou proteção de 67,18% em Ocupante Adulto, 55,88% em Ocupante Infantil, 45,39% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 55,81% em Assistência à Segurança.

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