Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

VW Polo Track se iguala aos completos e tem três estrelas no Latin NCAP

Latin NCAP realizou testes de segurança com o Polo de entrada para confirmar desempenho praticamente idêntico entre as versões do hatch

Por João Vitor Ferreira
22 ago 2023, 12h18
Polo Track Latin NCAP
 (Divulgação/Latin NCAP)
Continua após publicidade

Depois de testar a nova geração do Volkswagen Polo, o Latin NCAP agora pôs à prova a segurança da versão de entrada, o Polo Track, única produzida em Taubaté (SP). No configurador encontrado no site da marca, é como se ambos fossem veículos diferentes, mas a realidade é que a versão de entrada é apenas menos equipada que as demais e o teste prova isso.

Assim como o Volkswagen Polo testado em dezembro de 2022, o Polo Track recebeu as mesmas três estrelas de nota. Inclusive, recebendo os mesmos 73% de proteção para ocupantes adultos, 71% para crianças, 51% para pedestres e 58% em assistência à segurança. Três estrelas é o melhor resultado entre os carros compactos vendidos hoje no Brasil, desde a última atualização nos testes do Latin NCAP. Não há mais, por enquanto, nenhum carro cinco estrelas nesse segmento. 

A versão de entrada foi submetida aos testes de em impacto frontal, impacto lateral de poste, Controle Eletrônico de Estabilidade, teste do alce (moose test) e proteção de pedestres.

Embora a nota seja mediana, os resultados nos testes de colisões não foram ruins. O Polo Track teve proteção considerada boa para o passageiro e motorista no teste de colisão frontal. A exceção foi a região da canela do motorista, que teve proteção adequada. Resultados idênticos ao teste anterior.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Polo Track Latin NCAP
(Divulgação/Latin NCAP)

Na verdade, os testes foram praticamente idênticos. Ambos tiveram boa proteção no teste de chicote, e notas boas no impacto lateral para todas as partes do corpo, exceto o tórax, que foi adequado. A única diferença foi encontrada no teste de impacto em poste, onde a proteção do tórax foi considerada marginal, enquanto no teste de dezembro foi adequada. Nesse mesmo teste, as regiões da cabeça e pélvis tiveram boa proteção, enquanto o abdômen foi adequada.

No teste com passageiro infantil, o Polo Track oferece proteção total para crianças de até um ano em impacto lateral e frontal. Já com o Dummy de três anos, a proteção foi boa. Porém, alguns SRIs (cadeirinhas usadas por crianças maiores de 10 anos) não passaram no teste, assim como aconteceu com o Novo Polo. Entre as cadeirinhas, todas ofereceram proteção total.

Continua após a publicidade

Foi no teste de pedestre que o Polo começou a perder pontos e o mesmo vale para a versão Track. Embora a proteção para perna tenha recebido nota máxima e marginal ou boa nas demais áreas, a falta de equipamentos ADAS, como frenagem autônoma de emergência, impossibilita que o hatch obtenha nota máxima na avaliação. 

VW Polo Track se iguala aos completos e tem três estrelas no Latin NCAP
(Divulgação/Latin NCAP)

O mesmo motivo serve para explicar os 58% na nota de assistência à segurança. O pé-de-boi traz apenas os controles de estabilidade e tração e o alerta de cinto de segurança. Porém, fica devendo itens importantes para a segurança veicular como alerta de ponto cego, sistemas de detecção e manutenção de faixa e airbags de cortina e joelho.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.