Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Chevrolet Beast é um conceito para off-road extremo com motor de Corvette

Baseada na Silverado, a picape conceitual oferece mecânica robusta e motor V8 6.8 de 659 cv de potência

Por João Vitor Ferreira Atualizado em 3 nov 2021, 10h22 - Publicado em 3 nov 2021, 00h30
Chevrolet Beast Forntal
Divulgação/Chevrolet

Parece que modelos de alto desempenho para corridas no deserto estão na moda. Enquanto a Ford apresentava o Bronco DR, a Chevrolet também revelou as primeiras informações sobre a sua nova picape feita para uso off-road extremo. Diferentemente da concorrência, porém, o modelo da GM ainda é conceitual e será exibido durante o SEMA Show, em Las Vegas, nos Estados Unidos. 

Assine Quatro Rodas por apenas R$ 12,90

A Chevy Beast foi feita usando uma versão modificada do chassi da Silverado, adaptado para desenvolver altas velocidades em terreno irregular, tendo seu quadro encurtado e recebendo uma estrutura tubular de segurança.

A carroceria é leve, segundo a montadora, e seu design eleva o conceito de baja como se fizesse parte de um filme de ficção científica – não seria estranho ver algo parecido cruzando o planeta desértico, Tatooine, da franquia Star Wars. A caçamba é menor do que a da Silverado, com espaço somente para o par de estepes. Isso é justificável, visto que o Beast é um conceito feito para o desempenho, não para o trabalho.

Chevrolet Beast Traseira
O design com a traseira aberta foi desenvolvido para ajudar a extrair poeira Divulgação/Chevrolet

A parte mecânica surpreende. O motor escolhido foi o crate engine – ou motor de caixa – LT41 V8 6.8 sobrealimentado de 659 cv, o mesmo que equipa o Corvette C7 Z06. A transmissão é automática de 10 marchas e, junto a ela, há uma caixa de transferência de duas velocidades que distribui o torque (não informado) para as rodas de 20 polegadas.

Continua após a publicidade

Para a suspensão, os engenheiros da GM criaram um sistema off-road totalmente novo. Na dianteira, a suspensão tem braços de controle superior e inferior, mais um conjunto de suporte de corrida ajustável. Já na traseira, a suspensão é multilink de cinco braços com barra Panhard e amortecedores de corrida, também ajustáveis. Ambas são equipadas com reservatórios remotos.

Chevrolet Beast vista de cima
Os pneus são do tipo todo-terreno e tem 37 polegadas Divulgação/Chevrolet

As bitolas largas de aproximadamente 2,31 metros ajudam no desempenho off-road. Ao todo, a picape tem distância entre eixos próxima aos 3,22 metros, enquanto o comprimento total é de 5,18 metros. Por fim, os freios são a disco nas quatro rodas, com os dianteiros sendo projetados em parceria com a Brembo e equipados com pinças de seis pistões.

Chevrolet Beast lateral

A Chevrolet não revelou imagens do interior do conceito, mas adiantou alguns detalhes, como os assentos. São quatro no total, feitos pela Recaro e equipados com cintos de quatro pontos. O painel tem duas telas de 7 polegadas na diagonal, que exibem informações sobre o veículo, como inclinação em percursos off-road.

Além da Beast, a Chevrolet também trará novos protótipos de versões para a Silverado, Colorado e Tahoe para o SEMA Show. Também será apresentado um novo sistema de transmissão, o SuperMatic 6L80-E 4WD, feito para veículos off-road de desempenho e destinado para construtores e modificadores.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 750 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 750 de QUATRO RODAS já está nas bancas! Arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Publicidade