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GM lança V8 10.3 aspirado com 1.014 cv para ser usado em qualquer clássico

Já pensou em comprar um motor V8 de 1.014 cv como se comprasse um acessório para seu carro? Na GM é possível

Por João Vitor Ferreira 20 out 2021, 17h56
zz632 capa
Chevrolet Performance/Divulgação

A GM acaba de anunciar seu novo motor ZZ632, feito pela sua divisão esportiva Chevrolet Performance. Os números de potência e torque deste 10.3 V8 são “simplesmente rídiculos” e alcançados sem qualquer uso de turbocompressores.

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O Big Block será vendido como à moda dos crate engine, (motor encaixotado, na tradução livre), comercializados como acessórios mais simples mas, neste caso, para preparadores mais experimentos. O ZZ632 atinge quase 1.014 cv e mais de 121 kgfm. E, como foi dito, tudo isso só usando a bomba de gasolina, dispensando qualquer adereço de potência.

O ZZ632 é o maior crate engine já feito pela GM na história. Seu pico de potência é atingido aos 6.000 rpm com a redline na casa dos 7.000 giros; já o torque máximo surge a 5.600 rpm. O cabeçote moldado via computador em alumínio tem válvulas simétricas e, ao contrário da maioria dos motores desse tipo, todos os cilindros tem dimensões e, consequentemente, potência similares.

ZZ632 detalhe 2
A fabricante recomenda o uso de gasolina Premium de 93 octanas ou superior Chevrolet Performance/Divulgação

Esse conceito foi uma das últimas criações do engenheiro Ron Sperry, que trabalhou por mais de 50 anos nos projetos de performance e corrida da GM. 

gráfico motor ZZ632
Gráfico com curvas de potência e torque (em libras-força pé) do ZZ632 Chevrolet Performance/Divulgação

ZZ632 divide os moldes com o antigo detentor do título de maior motor de caixa da GM, o ZZ572. Porém, foram necessários alguns ajustes para se adequar ao aumento de deslocamento. Em comparação ao antecessor, os furos aumentaram cerca de 0,1 cm, devido ao curso dos pistões que aumentou quase 1 cm. 

Motor ZZ632
Sperry também introduziu portas simétricas em outros motores, como no icônico motor V8 Gen III LS1 que estreou no Chevrolet Corvette 1997. Chevrolet Performance/Divulgação

Para oferecer folga ao curso mais longo, o bloco e as bielas precisaram ser modificadas pelos engenheiros. Um conjunto giratório forjado e capas de quatro parafusos garantem resistência e durabilidade. Durante o seu desenvolvimento, o ZR632 passou por mais de 200 passagens de 308 m cada simuladas em um dinamômetro.

O motor ainda não tem preço divulgado e será apresentado oficialmente durante o SEMA Show 2021, que acontece entre os dias 2 e 5 de novembro em Las Vegas, nos Estados Unidos.

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Ficha técnica

Deslocamento: 10,348L

Diâmetro x curso: 11,6 x 12 cm

Taxa de compressão: 12:1

Potência: 1.014 cv a 6.600 rpm

Torque: 121 kgfm a 5.600 rpm

Rotação máxima recomendada do motor: 7.000 rpm

Bloco: Tall Deck 632 Bowtie Sportsman

Virabrequim: Aço forjado

Bielas: Aço forjado

Pistões: Alumínio forjado

Alimentação: Injeção eletrônica

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arte/Quatro Rodas
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