Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Brembo apresenta pinças de freios com leds que mudam de cor via celular

Além das luzes, empresa também aposta em conectividade wireless para aumentar a comunicação entre veículo e seu proprietário

Por João Vitor Ferreira Atualizado em 6 Maio 2021, 19h18 - Publicado em 6 Maio 2021, 18h55
Freio com LED G Sessanta
Novo conceito de freios automotivos da Brembo aposta na tecnologia wireless para conectar veículo e condutor. Divulgação/Brembo

A italiana Brembo apresentou uma nova proposta de freios veiculares. Batizado de New G Sessanta (ou Novo G Sessenta), o conceito propõe uma pinça de freio com luzes de leds customizáveis na parte externa. E as luzes são mais do que mero detalhe estético.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90 

A principal funcionalidade do LED é a comunicação entre veículo e motorista ou motociclista, já que a Brembo anunciou que o conceito poderá ser aplicado a qualquer automóvel. O G Sessanta funcionará da mesma forma que um freio comum, mas com a tecnologia dos LEDs, o sistema enviará dados sobre as condições do veículo e da pinça de freio direto para o celular do proprietário. Utilizando um aplicativo para smartphone, o condutor vai saber se precisa trocar as pastilhas de freio ou fazer outra manutenção.

Continua após a publicidade

A integração entre veículo e motorista também vai oferecer maior segurança. Com a função de travamento remoto, o proprietário pode utilizar o celular para travar os freios de seu veículo remotamente, caso esteja em uma situação de furto ou roubo.

Bonito ou não, o G Sessanta poderá se adaptar a todos os tipos de pinças de freio e aos gostos de seu dono. Utilizando o celular e com o veículo parado, é possível usar a conectividade wireless para mudar as cores dos leds ou permitir que o sistema de adapte ao ambiente que está. Os novos freios também contam com luzes de cortesia e GPS, que irão auxiliar o motorista a localizar o veículo estacionado em um lugar escuro.

O novo projeto tem aspecto futurista, mas a inspiração vem do passado —  e não é por causa da moda de neon colorido, que surgiu no início dos anos 2000 com o filme Velozes e Furiosos. O nome é uma referência ao sexagésimo aniversário da marca e o visual é uma homenagem à primeira pastilha de freios lançada pela Brembo, em 1972, para motocicletas.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa Quatro Rodas 744 Abril 2021

Continua após a publicidade

Publicidade