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CEO da Mercedes afirma que C63 e E63 seguirão híbridos; V8 é descartado

Após boatos recentes da possível volta do motor V8 para os modelos Classe C e E, executivo da Mercedes-AMG descarta possibilidade

Por Lucas Parente
23 ago 2023, 20h45
Mercedes-AMG C63 S
 (Divulgação/Mercedes-Benz)
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Nos últimos meses, surgiram alguns boatos que o famoso motor V8 biturbo da Mercedes-AMG retornaria a modelos como o C63 e E63. Porém, apesar da especulação e até relatórios que afirmavam a potência que seria oferecida em cada modelo até 2026, o CEO da Mercedes-AMG, Michael Schiebe, descartou totalmente o possível acontecimento.

Em entrevista ao portal The Drive na Monterey Car Week, Michael negou prontamente a volta do motor V8 aos modelos Classe C e Classe E de alto desempenho. Isso significa que ambos os modelos seguirão com as mesmas motorizações já conhecidas e programadas.

Mercedes-AMG C63 S sedã
Novo Mercedes-AMG C63 S (Divulgação/Mercedes-Benz)

O C63 manterá a configuração híbrida plug-in com motor quatro cilindros, mesmo que criticado desde seu lançamento. Já o Classe E AMG se prepara para receber uma configuração eletrificada combinada com um seis cilindros em linha.

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Apesar das críticas ao C63 em sua versão PHEV, ele está longe de ser um carro desleixado. Logo despois de aposentar o V8, o esportivo recebeu o motor M139 quatro cilindros de 2,0 litros com configuração turboelétrica inspirada em carros de Fórmula 1, que combinado com o motor elétrico do eixo traseiro, é capaz de produzir 671 cv de potência e 103,9 kgfm de torque.

Mercedes-AMG E63 S Final Edition
Mercedes-AMG E63 S Final Edition marcou a despedida do motor V8 do modelo (Divulgação/Mercedes-Benz)

Com essa configuração, o modelo híbrido supera o antigo V8 em todos os quesitos. Com 160 cv a mais e 0,5 segundos a menos que antecessor no 0 a 100 km/h, o esportivo ficou mais rápido e mais potente do que nunca. Porém, por conta do peso da bateria elétrica do eixo traseiro, o modelo atual pesa cerca de 360 kg a mais que o antigo. Sendo esse um dos principais pontos de críticas.

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Já no E63, a configuração será ainda superior. O novo modelo virá equipado com motor M256 turbo com seis cilindros em linha de 3,0 litros e um motor elétrico traseiro, que combinados poderão dar ao carro mais de 700 cv de potência. Ainda há muitas informações que a Mercedes não divulgou.

Mercedes-AMG E63 S Final Edition lateral

Schiebe ainda afirmou que vê com bons olhos este planejamento e que estão no caminho certo: “não gosto de falar sobre outros fabricantes, mas parece que há muito mais híbridos de desempenho chegando ao mercado agora. Ou pelo menos eles foram anunciados. Então, acho que estávamos certos quando dissemos, vamos nessa direção.”

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Mas, mesmo com o plano de eletrificação da AMG em estágio avançado, outros carros da montadora alemã seguirão com a configuração V8 por um bom tempo. O próprio CEO da marca afirmou que modelos como o Mercedes AMG GT, o conversível SL e o sedã S63 devem continuar com a motorização o maior tempo possível. Portanto, carros AMG V8 ainda serão vistos pelo menos até o final da decada.

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