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Novo Mercedes-AMG GT tem V8 de 585 cv para rivalizar com Porsche 911

Mercedes-AMG GT tem novo chassi e motor V8 do irmão SL, mas deixa de oferecer versão conversível

Por João Vitor Ferreira
21 ago 2023, 13h36

O Mercedes-AMG GT passou perto de ser descontinuado, mas a marca garantiu, em 2021, que ele não sairia de linha e conviveria com novo SL. Cumprindo a promessa, a Mercedes-Benz revelou o novo GT. No design, nenhuma mudança foi radical e o esportivo pode ser facilmente reconhecido. Mas, em todo o resto, a nova geração apresenta melhorias e até algumas mudanças para a linha.

Como adiantado em 2021, agora o GT será exclusivamente cupê. A versão conversível foi substituída pelo Mercedes-AMG SL. Mas as mudanças ficam apenas no nome e na carroceria, já que a montadora adiantou que boa parte das mudanças trazidas para o GT, também serão usadas no roadster.

Mercedes-AMG GT 2024
(Divulgação/Mercedes-Benz)

Entre essas novidades em comum está o novo chassi. A estrutura desenvolvida pela Mercedes é feita de alumínio, aço, magnésio e compósitos de fibra de vidro e carbono. As melhorias podem ser vistas, principalmente, no espaço interno para dois passageiros dos bancos traseiros e na capacidade do porta-malas, que pode variar entre 321 litros e 675 litros.

Ele também ficou maior, mais largo e mais alto. No comprimento, o cupê ganhou 1,82 cm, chegando a 4,73 cm, enquanto sua distância entre-eixos aumentou em 7 cm, totalizando 2,7 m. Suas outras medidas são 1,98 m de largura (aumento de 4,5 cm) e 1,35 m de altura (aumento de 6,6 cm).

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Mercedes-AMG GT 2024
(Divulgação/Mercedes-Benz)

Essas medidas foram ajustadas para melhorar a aerodinâmica. Embora no geral o design permaneça muito semelhante, o GT foi cuidadosamente esculpido para melhorar sua resistência ao ar. Entre essas mudanças é possível reparar nos para-lamas, que ficaram mais pronunciados na traseira, além dos sistemas ativos no assoalho do carro e o spoiler traseiro ativo. 

Para quem puder pagar, a Mercedes ainda disponibilizará um pacote aerodinâmico como opcional, com defletores de ar dianteiros adicionais, um difusor traseiro mais pronunciado e uma asa traseira fixa. Também há rodas opcionais de 21 polegadas para substituir as padrões de 20.

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Mercedes-AMG GT 2024
(Divulgação/Mercedes-Benz)

Por dentro, o GT foca na esportividade sem deixar o luxo de lado. Os bancos do tipo concha têm aquecimento como opcional e são revestidos com materiais premium, assim como o volante AMG Performance.

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No centro do painel, há uma central multimídia com sistema MBUX da Mercedes de 11,9 polegadas. Para o quadro de instrumentos há outro display maior, de 12,3 polegadas, que pode ser personalizado com os layouts da AMG, que priorizam as principais informações para um dia de pista.

Mercedes-AMG GT 2024
(Divulgação/Mercedes-Benz)

O mais importante está debaixo do capô. O AMG GT busca rivalizar, entre outros esportivos, com o Porsche 911. Para isso ele traz um motor V8 biturbo 4.0 com duas configurações diferentes. Na mais fraca, reservada para a versão 55, o motor entrega 476 cv e 71,4 kgfm, fazendo o cupê ir de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e podendo alcançar até 295 km/h de velocidade máxima.

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Mercedes-AMG GT 2024
(Divulgação/Mercedes-Benz)

Já no GT 63, o V8 passa a entregar 585 cv e 81,6 kgfm de torque. Nessa configuração, o tempo de 0 a 100 km/h cai para 3,2 segundos, enquanto a velocidade máxima sobe para 315 km/h. Nos dois casos, a transmissão é a automática AMG Speedshift de 9 marchas, com embreagem de partida úmida no lugar do conversor de torque.

O cupê traz ainda tração integral totalmente variável (o anterior tinha tração traseira), suspensão com estabilização de rolagem ativa, diferencial de travamento traseiro eletrônico e direção ativa do eixo traseiro.

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Mercedes-AMG GT 2024
Embora as mediadas tenham aumentado, não espere muito conforto nos bancos traseiros (Divulgação/Mercedes-Benz)

Essas opções são as mesmas do conversível SL, que também oferece uma versão de entrada com motor quatro cilindros. Porém não há confirmação da Mercedes se o GT terá uma variante mais mansa igual à do irmão. O mais provável é que ele receba uma versão híbrida plug-in em um futuro próximo. 

Mercedes-AMG GT 2024
Com os bancos rebaixados, o porta-malas fica com um bom tamanho para guardar bagagens de uma viagem mais longa (Divulgação/Mercedes-Benz)

O Mercedes-AMG GT está programado para chegar ao mercado americano na primeira metade de 2024. Seu preço ainda não foi anunciado, mas deve ficar na casa dos U$ 100.000, equivalente a cerca de R$ 500.000.

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