Correio técnico: carros elétricos são mais sensíveis em alagamentos?
Modelos elétricos têm mesmas capacidades de submersão de modelos similares com motor a combustão
![nissan leaf nissan leaf](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/03/nissan-leaf-undergoing-extreme-testing_100389532_l-e1616452934349.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Este é um caso para o especialista no assunto Ricardo Takahira, da SAE Brasil. De acordo com ele, todos os carros elétricos são testados em alagamentos e as regras são as mesmas dos veículos a combustão.
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Até a altura do pneu, não há criticidades, já que todos os conectores e invólucros de bateria têm índices de proteção adequados para essa situação.
Na altura da porta, desde que a água não entre na cabine, onde possa atingir chicotes elétricos e módulos, também não há problemas. A maioria dos veículos possui monitores de isolação – ou seja, a partir do momento que o carro detecta fuga de corrente ou monitora baixa resistência entre os polos da bateria tracionária, o veículo desliga a energia nos chicotes externos, evitando assim a exposição dos ocupantes à alta-tensão.
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![CAPA743 capa 743](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/03/CAPA743-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)