Carro com câmbio manual é mais rápido que um mesmo modelo automático?
É algo que depende de muitos outros fatores e até na forma como as provas de desempenho são feitas
O Renegade manual é bem mais lento em retomada que o automático. Em geral, carros mecânicos não são mais rápidos e que o mesmo modelo automático? – Fernando Pasini, por e-mail
Depende do modelo, proposta e até mesmo do teste de desempenho que é feito.
Antigamente era comum que carros manuais fossem mais rápidos que os automáticos. Além desse tipo de caixa ser mais leve, as trocas feitas pelo motorista geralmente eram mais ágeis.
A evolução do câmbio automático e a popularização das automatizadas de dupla embreagem, no entanto, permitiram que esses sistemas superassem a velocidade dos sistemas manuais na maioria dos modelos.
Marcas como Ferrari, Bugatti e Lamborghini, por exemplo, já não fabricam mais versões manuais de seus supercarros.
Mas não é possível fazer comparações de desempenho dos câmbios nas provas de retomada, devido aos padrões utilizados nas medições de cada um.
Como se mede o desempenho?
Nos testes de pista com modelos equipados com transmissão manual, as medições das retomadas são realizadas em uma determinada marcha para cada passagem. E ele permanece nesta marcha até alcançar a velocidade, sem que o piloto possa fazer a redução.
Nos automáticos, as medições são feitas sempre em modo “Drive”, pois nem todos os carros disponíveis têm opção de trocas sequencial. Sendo assim, quando o motorista acelera de uma vez, o câmbio automaticamente vai reduzir uma ou duas marchas, buscando o melhor desempenho.
É por esse motivo que as retomadas dos automáticos têm números melhores: em um a marcha é sempre fixa; no outro, sempre há a troca de marcha.