Carro com câmbio manual é mais rápido que um mesmo modelo automático?

É algo que depende de muitos outros fatores e até na forma como as provas de desempenho são feitas

As diferenças entre manuais e automáticos vão muito além da alavanca de câmbio – ou a falta dela

As diferenças entre manuais e automáticos vão muito além da alavanca de câmbio – ou a falta dela (Montagem/Divulgação/Land Rover)

O Renegade manual é bem mais lento em retomada que o automático. Em geral, carros mecânicos não são mais rápidos e que o mesmo modelo automático?  – Fernando Pasini, por e-mail

Depende do modelo, proposta e até mesmo do teste de desempenho que é feito.

Antigamente era comum que carros manuais fossem mais rápidos que os automáticos. Além desse tipo de caixa ser mais leve, as trocas feitas pelo motorista geralmente eram mais ágeis..

A evolução das caixas automáticas e a popularização das automatizadas de dupla embreagem, no entanto, permitiram que esses sistemas superassem a velocidade dos sistemas manuais na maioria dos modelos.

Marcas como Ferrari, Bugatti e Lamborghini, por exemplo, já não fabricam mais versões manuais de seus supercarros.

Mas não é possível fazer comparações de desempenho dos câmbios nas provas de retomada, devido aos padrões utilizados nas medições de cada um.

Nos testes de pista com modelos equipados com transmissão manual, as medições das retomadas são realizadas em uma determinada marcha para cada passagem. E ele permanece nesta marcha até alcançar a velocidade, sem que o piloto possa fazer a redução.

Nos automáticos, as medições são feitas sempre em modo “Drive”, pois nem todos os carros disponíveis têm opção de trocas sequencial. Sendo assim, quando o motorista acelera de uma vez, o câmbio automaticamente vai reduzir uma ou duas marchas, buscando o melhor desempenho.

É por esse motivo que as retomadas dos automáticos têm números melhores: em um a marcha é sempre fixa; no outro, sempre há a troca de marcha.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s