Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Caoa Chery encerra vendas do QQ, e Brasil perde seu “carro mais barato”

Produção do subcompacto já havia sido encerrada em julho, mas só agora modelo deixa definitivamente o catálogo da marca no país

Por Leonardo Felix
Atualizado em 21 nov 2019, 09h09 - Publicado em 21 nov 2019, 09h06
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em vez de conta-giros, o QQ tem luzes diurnas com lâmpadas halógenas
    Caoa Chery New QQ (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O subcompacto Caoa Chery QQ não é mais produzido nem vendido no Brasil.

    Publicidade

    A informação foi confirmada em primeira mão pelo parceiro Autos Segredos, que em julho já havia noticiado o encerramento da linha de montagem do pequeno hatch em Jacareí (SP).

    Publicidade

    No configurador do site oficial da marca, já não há mais vestígios do modelo. Agora, apenas o sedã Arrizo 5 e os SUVs Tiggo 2, 5X e 7 constam no catálogo de opções zero-quilômetro.

    Produzido na China com a mesma plataforma desde 2003, o QQ desembarcou no país em abril de 2011, quando a Chery ainda era representada no país pela importadora Venko.

    Publicidade

    Sua proposta sempre foi a de atuar como o automóvel mais barato de nosso mercado. À época, cada unidade saía da concessionária por menos de R$ 23.000.

    100113_import_03.jpg
    QQ desembarcou no país com este visual (Acervo/Quatro Rodas)

    Desde o princípio, porém, o subcompacto foi alvo de críticas devido à qualidade pobre dos materiais, à montagem com desalinhamentos e imprecisões, e à falta de desempenho, estabilidade e segurança.

    Publicidade

    Em 2014, já sob representação oficial da Chery no país, o QQ recebeu um novo motor 1.0 12V fornecido pela Acteco (braço da Chery na China).

    Em meados do ano seguinte, o QQ passou por uma profunda reestilização e passou a ser vendido como “New QQ”.

    Publicidade

    Além do visual totalmente renovado, incluindo tampa do porta-malas de vidro, o hatch ganhou reforços estruturais e novas peças de acabamento interno.

    Tampa do porta-malas é toda de vidro, mas é muito menor que a do Mobi
    Reestilização profunda veio em 2015 (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    No final de 2016, sua produção foi nacionalizada em Jacareí e, alguns meses mais tarde, o motor Acteco passou a ser flex, com potência declarada de 74 cv com gasolina e 75 cv com etanol.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Quando a Caoa assumiu as operações da Chery no Brasil, em 2018, deu sequência à fabricação do QQ, mas desde o princípio sinalizou uma disposição maior para apostar em modelos de maior valor agregado, como sedãs e SUVs.

    E assim, com preços entre R$ 24.990 e R$ 35.490 em seus últimos meses de vida, além de índices baixos de venda (de janeiro a outubro deste ano, foram meras 1.360 unidades emplacadas, sendo apenas 31 no último mês), o QQ encerra seu ciclo de vida no país.

    Sem ele, a Caoa Chery deve apostar no SUV de sete lugares Tiggo 8 e no sedã médio Arrizo 6 em 2020. Também há chances de vermos por aqui o SUV de luxo Exeed LX.

    Já o segmento de subcompactos de entrada fica ainda mais desidratado em nosso mercado, tendo apenas o Fiat Mobi, o Renault Kwid e o VW Gol como representantes (o VW Up! não é levado em conta devido ao seu posicionamento de preços).

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.