Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Câmera checa se você bebeu, se está no celular e pode fazer até café

Equipamento da Bosch ainda está longe de ser produzido, mas é uma tecnologia promissora

Por Julio Cabral
Atualizado em 6 Maio 2024, 17h25 - Publicado em 16 jan 2024, 18h51

Em um mundo em que a privacidade está cada vez mais em risco, a Bosch propôs uma tecnologia que pode até se intrometer na sua vida, mas é para o bem geral. A fornecedora apresentou na CES (Consumer Electronic Show), feira de alta tecnologia realizada há poucos dias atrás em Las Vegas, um painel em que explica a sua nova proposta de assistente digital.

O dispositivo funciona com base em câmeras instaladas na cabine. Se antes esse tipo de solução costumava checar o nível de atenção do motorista, o diagnóstico passou a ser bem mais completo. O sistema é capaz de medir parâmetros como a velocidade de mudança no olhar, bocejos e distrações para definir ações. As decisões tomadas podem se resumir ao bloqueio na hora da partida, uma solução ideal para evitar direção sob o efeito de álcool. 

Fornecedora apresentou outras soluções de mobilidade na CES 2024
Fornecedora apresentou outras soluções de mobilidade na CES 2024 (Bosch/Divulgação)

Até aí, tudo normal, mas não estamos falando de um daqueles simples bafômetros embutidos nos carros, aqueles que funcionam com sensores infravermelhos. A câmera vai além e verifica até a posição dos olhos para checar se o motorista usou alguma outra substância, como é o caso da maconha. Tal tipo de teste é realizado pela polícia de maneira subjetiva.

Em uma situação em que o motorista esteja usando o celular, a tecnologia vai denunciar a distração ao volante, pedindo para que o condutor pare com isso. 

Continua após a publicidade
Tecnologia anti distração e bebida da Bosch
Invenção está em fase de testes e pode ser instalada em projetos futuros de carros (Bosch/Divulgação)

São duas câmeras, uma de 1,5 megapixel para o motorista e outra de 5 megapixel para os ocupantes. Sim, os passageiros também são monitorados. É possível ver se eles estão usando os cintos ou a cadeirinha de crianças corretamente. São ações que podem ser feitas por sensores já existentes, mas a fornecedora diz que o custo das câmeras pode ser amortizado na substituição das tecnologias atuais pela nova. 

Celular ao volante

Continua após a publicidade

Se o sistema detectar que o motorista está cansado, ele vai propor o uso da internet das coisas e se conectar à cafeteira do lar do condutor, permitindo assim que ele encontre um café quentinho ao chegar. Caso a casa não esteja conectada, também é possível indicar uma cafeteria no caminho, dizendo se ela está cheia ou vazia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.