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Esse carro misturado com helicóptero escapa do trânsito e tem paraquedas

Modelo tem hélices retráteis, oito motores elétricos e pode ser dirigido pelas ruas. A cabine é inteiramente de vidro, mas tem espaço só para dois ocupantes

Por Julio Cabral
Atualizado em 5 fev 2024, 14h08 - Publicado em 15 jan 2024, 16h07

Carro voador é um termo polêmico. Na maior parte das vezes, tratam-se de veículos de decolagem e pouso vertical, aeronaves que exigem um campo de pouso, por menor que seja.

Mas esse conceito vai na contramão e permite o deslocamento pelas ruas e estradas. Uma viagem ponto a ponto, digamos. Apresentado pela chinesa XPeng Aeroht na CES, feira de tecnologia que foi realizada em Las Vegas, Estados Unidos, o modelo mistura as características de um helicóptero com as de um automóvel. Chamado apenas de eVTOL (veículo elétrico de decolagem e pouso vertical, na sigla em inglês), o protótipo chinês ainda não tem planos de produção.

Você já leu o adesivo “sua buzina não me helicopteriza” na traseira de um carro no trânsito? O XPeng poderia fazer isso, basta estender suas hélices para se tornar um helicóptero, ainda que seja um modelo que faça as vezes de aeronave. Não é um projeto voltado para altitudes muito elevadas, adianta a empresa.  É claro que a transformação e voo exigirão espaço e permissão. Na prática, a XPeng criou um conceito mais prático do que o seu carro voador anterior, o Huitian, um modelo que usa um drone gigante acoplado no teto para fazer o mesmo

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Entre os poucos dados disponíveis, a companhia afirma que são oito motores elétricos, um para cada hélice – dois por haste. Aqui não estamos falando de motorzinhos de drones, os propulsores elétricos do XPeng têm diâmetro de respeito. Quando recolhidos, eles exigem todo o espaço disponível atrás da cabine.

Conceito de eVTOL da XPeng Aeroht que mistura carro e helicóptero
Os motores não ficam muito elevados em relação à altura do carro (XPeng/Divulgação)

Falando nela, o espaço dá apenas para o motorista e carona – ou seria piloto e copiloto? Se eles quiserem, dá para relaxar e deixar os controles autônomos conduzirem o veículo. O cockpit é totalmente envidraçado, o que pode dar uma visibilidade boa em terra e ar. 

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Quanto ao design externo, o veículo poderia se passar por um superesportivo. Está lá a dianteira curta, o para-brisa com ângulo mais agudo possível, a traseira capaz de comportar um motor central-traseiro, em suma, detalhes de estilo que são quebrados apenas pelas indiscretas hélices. A aerodinâmica em voo é beneficiada por pontos como rodas semi cobertas, uso de câmeras nos lugares dos retrovisores e maçanetas embutidas. 

Nem se nota que se trata de um carro voador quando os propulsores estão recolhidos
Nem se nota que se trata de um carro voador quando os propulsores estão recolhidos (XPeng/Divulgação)

Aqueles que têm medo de voar talvez respirem aliviados ao saber que o “helicarro” tem paraquedas. É um dispositivo de segurança que equipa alguns aviões pequenos, exemplo do Cirrus SR22, a aeronave que popularizou a tecnologia. Ao contrário de um paraquedas convencional, o do XPeng abre aos 50 metros, contra 200 m habituais. 

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