Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

BYD surpreende e lidera vendas de elétricos no mundo

Montadora chinesa vendeu mais de 60 mil carros em 2015

Por Vitor Matsubara Atualizado em 30 jun 2021, 16h18 - Publicado em 21 jan 2016, 19h10

BYD Qin

Responda rápido: qual foi a montadora campeã de vendas de carros elétricos em 2015? Se você pensou em BMW, Nissan ou até mesmo a Tesla, errou. Foi a chinesa BYD que liderou o ranking de vendas dos modelos movidos a eletricidade, com 61.722 veículos comercializados no ano passado.

Segundo informações do site Green Car Reports, a lista foi montada com números divulgados pelas próprias fabricantes e estimativas baseadas nos números de emplacamentos de alguns modelos. Em seu país de origem, a BYD vende modelos de várias categorias, como o hatch e6, o sedã compacto Qin e o utilitário-esportivo Tang. Todos aparecem entre os maiores sucessos da BYD, ao lado do Denza, um hatchback construído por uma joint-venture formada junto à Daimler AG. O campeão de vendas, aliás, foi o Qin, com 31.898 unidades. Vale lembrar que o mercado chinês é atualmente o maior da indústria automotiva mundial – o que ajuda a explicar o volume expressivo da BYD.

>> Longa Duração: a despedida do Nissan Leaf

Outras fabricantes aparecem com números expressivos: a Tesla afirma ter vendido 50.557 veículos em 2015, enquanto o Green Car Reports estima que a Nissan tenha comercializado aproximadamente 50 mil carros – sendo quase 40 mil deles Leafs, atualmente o veículo elétrico produzido em série mais vendido de todos os tempos.  A BMW diz ter vendido “´por volta de 30 mil” i3 e i8, ao passo que Ford e GM não teriam emplacado mais do que 20 mil unidades, de acordo com o site.

Atualmente, a BYD possui uma fábrica no Brasil, localizada em Campinas (SP). Fruto de um investimento de R$ 250 milhões, a planta monta chassis de ônibus elétricos. A expectativa da empresa é vender 500 unidades em 2016.

Continua após a publicidade
Publicidade