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BYD Shark mal chegou ao Brasil e terá versão mais robusta

Fabricante trabalha para melhorar a picape, aumentando a capacidade de reboque e pode trocar motor 1.5 turbo por um 2.0

Por Nicolas Tavares
Atualizado em 1 nov 2024, 18h30 - Publicado em 1 nov 2024, 17h00
BYD Shark
 (Divulgação/BYD)
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A Shark é a primeira aposta da BYD no segmento de picapes e, por isso, vai passar por um bom período de ajustes até que a empresa entenda o que o cliente quer. A prova disso é que a fabricante trabalha em uma versão melhorada da caminhonete, para aumentar a capacidade de reboque. Para isso, poderá ganhar um motor 2.0 no lugar do 1.5.

O desenvolvimento desta nova versão foi confirmado pela BYD ao site australiano Drive. Conhecida no país como BYD Shark 6, a picape acabou de ser lançada por lá, da mesma forma que no Brasil, com o motor 1.5 turbo combinado a um sistema híbrido plug-in composto por dois motores elétricos.

BYD Shark
(Divulgação/BYD)

Gerente da BYD para a Ásia-Pacífico, Liu Xueliang disse ao Drive que a BYD está trabalhando para aumentar a capacidade de reboque da caminhonete, hoje de 2.500 kg. Questionado se a meta seria 3.500 kg, mesma capacidade de algumas rivais como Ford Ranger e Hilux, o executivo confirmou o número.

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Apesar disso, Xueliang afirma que suas pesquisas com os clientes apontaram que 2.500 kg seriam suficientes para a maioria dos clientes, o que justifica a capacidade mais baixa do que a média do segmento.

Nada foi dito sobre a capacidade de carga da caçamba, de 750 kg, 25% menos do que as demais picapes médias, que carregam 1 tonelada. Mesmo que o foco não seja o cliente que irá utilizá-la para o trabalho rural, é um ponto fraco que será levado em conta.

BYD Shark
(Divulgação/BYD)
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A BYD ainda não comenta sobre como melhorará a Shark. O Drive apurou que uma das possibilidades seria justamente adoção de um motor 2.0. A fabricante já tem um 2.0 turbo utilizado pelo enorme SUV Yangwang U8, que gera 272 cv e que é usado somente como gerador de energia para as baterias. Seria um ganho muito pequeno em comparação ao 1.5 turbo atual, de 231 cv, porém, poderia ter ajustes em sua combinação com os propulsores elétricos. No total, a Shark tem hoje 435 cv.

Mesmo que a BYD Shark realmente ganhe uma versão mais potente, ela não deverá aparecer no Brasil tão cedo. A fabricante aprendeu a não modificar seus carros tão rapidamente, para não frustrar os clientes que acabaram de comprar um de seus veículos, o que seria o caso da Shark, que iniciou as vendas em outubro, em versão única, por R$ 379.800.

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