Buick Special

O modelo mais barato da marca era a porta de acesso para um mundo de luxo abaixo só da Cadillac

classicos-grandescarros classicos-grandescarros

classicos-grandescarros (/)

Mais antiga marca americana em atividade, a Buick precedeu a GM em cinco anos – a Buick estava sob o comando de William Durant em 1908, quando o conglomerado foi fundado. O objetivo de Durant, agora comandando a GM, era claro: o grupo teria sua produção segmentada em marcas com autonomia técnica e sofisticação distintas. Era uma forma inédita de fidelizar o cliente. O jovem começaria com um Chevrolet, trocando-o por um Oakland, depois um Oldsmobile, mais tarde o Buick, até chegar ao topo num Cadillac.

Durant soube explorar o prestígio da Buick.Ter um era sinônimo de status, não muito menor que possuir um Cadillac. Para superar a crise de 1929, a Buick reestruturou sua gama em 1936, batizando os carros com nomes próprios. O top era o Limited, seguido por Roadmaster, Century e Special, este o mais acessível. O Special oferecia cinco opções: três cupês, um sedã de quatro portas e um conversível. O estilo aerodinâmico era evidenciado pelo para-brisa inclinado e faróis ogivais. A suspensão dianteira independente com molas helicoidais adequava seu comportamento ao desempenho do motor oito em linha Dynaflash.

Com 3,8 litros, tinha 94 cv, graças a um carburador Stromberg de corpo duplo e válvulas no cabeçote – um abismo tecnológico sobre a Oldsmobile. Possante, atingia 137 km/h e arrancava facilmente em segunda, com suavidade inigualável. Em 1937, já com 4,1 litros e 107 cv, ficava quase sem rivais e não canibalizava os Cadillacs, com seus V8,V12 eV16.

Uma reestilização total viria em 1939, com o capô em cunha e grade mais baixa e larga. No ano seguinte os faróis eram integrados aos para-lamas, como no carro da foto, e em 1941 a carroceria seria compartilhada com a Chevrolet. A produção foi interrompida em 1942, logo após a entrada dos EUA na Segunda Guerra. A produção do Special seria retomada em 1946, mantendo o estilo e apenas duas opções, o sedã de quatro portas e o sedanete de duas. Um novo Special viria só em 1949, estreando dois elementos característicos da marca: o sweepspear (vinco lateral descendente) e as três aberturas no capô, simulando escapes de um avião. O motor ainda era o Dynaflash 8 de 4 litros, mas agora seu desempenho era inferior ao Oldsmobile RocketV8, menor e mais leve.

A Buick focou na reestlização para 1950 e no ano seguinte aumentou o Dynaflash para 4,3 litros, mas os 124cv não faziam frente ao Rocket, com 135cv. A solução foi lançar em 1954 o V8 Nailhead (cabeça de prego, devido ao pequeno diâmetro das válvulas no cabeçote). Com os mesmos 4,3 litros, atingia 140 cv.

O último ano do Special foi 1958, dando espaço a seguir aos primeiros compactos da Buick, nos anos 60. O modelo até voltaria ao show room, porém menor (leia na página ao lado), mas nunca mais seria o mesmo sucesso.

Buick Back

O Special voltou em 1961, mas como um compacto, o primeiro da Buick, usando a base do Corvair. Em 1964 ele virou um modelo intermediário e ficou em produção até 1969, sem alcançar a fama do pioneiro.

FICHA TÉCNICA
Motor 8 cilindros em linha de 4,1 litros
Potência 107 cv SAE a 3400 rpm
Torque 17,4 mkgf a 1000 rpm
Câmbio manual de 3 marchas (primeira sem sincronização)
Dimensões comprimento, 518 cm; largura, 192 cm; altura, 167 cm; entre-eixos, 307,3 cm
Peso 1660 kg
Velocidade máxima 140 km/h
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s