Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Brasil torna-se o principal destino de carros elétricos chineses

País lidera o ranking de exportações chinesas de eletrificados nos meses de março e abril. Houve um aumento de 13 vezes em comparação com 2023

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
31 Maio 2024, 09h00
patio-da-vports-recebe-carros-importados-2075839
Portos brasileiros estão, literalmente, lotados de carros e peças (Reprodução/Internet)
Continua após publicidade

Há dois anos, duas empresas chinesas iniciaram suas operações brasileiras, BYD e GWM, e ambas dominam o ranking de vendas de carros elétricos e eletrificados no Brasil. Em breve, outras marcas chegarão por aqui vindas da China, como Zeekr, Omoda, Jaecoo e mais. Nesta semana, mais uma anunciou sua chegada por aqui, a Neta. Em todos os casos, ao menos a operação inicial é com veículos importados, já que algumas planejam produção nacional para os próximos anos.

Esse movimento fez com que o Brasil se tornasse o principal destino de exportação de carros elétricos e híbridos plug-in fabricados na China. Segundo a Associação Chinesa de Carros de Passageiros (CPCA), as exportações de veículos eletrificados para o Brasil aumentaram 13 vezes em comparação ao ano anterior, atingindo 40.163 unidades em abril – o segundo mês consecutivo que o país fica como maior destino de carros chineses. Em janeiro, o Brasil ocupava a décima posição nesse ranking.

Navio Explorer 01, da BYD, atraca pela primeira vez no Brasil
Navio Explorer 01, da BYD, atraca pela primeira vez no Brasil com 7.500 carros elétricos (Eduardo Passos/Quatro Rodas)

Os dados da CPCA também mostram uma diminuição significativa nas importações de veículos elétricos chineses por países europeus como Espanha, França, Países Baixos e Noruega entre janeiro e abril – pelo fato de que o bloco europeu pode aplicar subsídios para as marcas locais.

Em abril, o Brasil também se destacou como o segundo maior destino de exportação de automóveis chineses de todos os tipos, atrás apenas da Rússia, que manteve a liderança. Apesar das sanções ocidentais, a Rússia continua a ser o principal mercado de exportação para os veículos chineses. Nos primeiros quatro meses do ano, as exportações para o Brasil aumentaram 536%, alcançando 106.448 unidades.

Continua após a publicidade
Fábrica BYD bahia
Fábrica da BYD em Camaçari (BA) (Divulgação/BYD)

A BYD já é a marca que mais vende carros elétricos, seguida pela GWM, e ambas já tem fábricas confirmadas para o país. A BYD comprou a fábrica da Ford em Camaçari (BA) e tem a intenção de iniciar a produção até o início de 2025.

Já a GWM comprou a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis, no interior de São Paulo, e no dia 1º de maio de 2025 iniciará a fabricação do Haval H6. Outros modelos poderão ser produzidos na unidade, como mais SUVs e o elétrico Ora 03. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.