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Brasil torna-se o principal destino de carros elétricos chineses

País lidera o ranking de exportações chinesas de eletrificados nos meses de março e abril. Houve um aumento de 13 vezes em comparação com 2023

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
31 Maio 2024, 09h00

Há dois anos, duas empresas chinesas iniciaram suas operações brasileiras, BYD e GWM, e ambas dominam o ranking de vendas de carros elétricos e eletrificados no Brasil. Em breve, outras marcas chegarão por aqui vindas da China, como Zeekr, Omoda, Jaecoo e mais. Nesta semana, mais uma anunciou sua chegada por aqui, a Neta. Em todos os casos, ao menos a operação inicial é com veículos importados, já que algumas planejam produção nacional para os próximos anos.

Esse movimento fez com que o Brasil se tornasse o principal destino de exportação de carros elétricos e híbridos plug-in fabricados na China. Segundo a Associação Chinesa de Carros de Passageiros (CPCA), as exportações de veículos eletrificados para o Brasil aumentaram 13 vezes em comparação ao ano anterior, atingindo 40.163 unidades em abril – o segundo mês consecutivo que o país fica como maior destino de carros chineses. Em janeiro, o Brasil ocupava a décima posição nesse ranking.

Navio Explorer 01, da BYD, atraca pela primeira vez no Brasil
Navio Explorer 01, da BYD, atraca pela primeira vez no Brasil com 7.500 carros elétricos (Eduardo Passos/Quatro Rodas)

Os dados da CPCA também mostram uma diminuição significativa nas importações de veículos elétricos chineses por países europeus como Espanha, França, Países Baixos e Noruega entre janeiro e abril – pelo fato de que o bloco europeu pode aplicar subsídios para as marcas locais.

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Em abril, o Brasil também se destacou como o segundo maior destino de exportação de automóveis chineses de todos os tipos, atrás apenas da Rússia, que manteve a liderança. Apesar das sanções ocidentais, a Rússia continua a ser o principal mercado de exportação para os veículos chineses. Nos primeiros quatro meses do ano, as exportações para o Brasil aumentaram 536%, alcançando 106.448 unidades.

Fábrica BYD bahia
Fábrica da BYD em Camaçari (BA) (Divulgação/BYD)

A BYD já é a marca que mais vende carros elétricos, seguida pela GWM, e ambas já tem fábricas confirmadas para o país. A BYD comprou a fábrica da Ford em Camaçari (BA) e tem a intenção de iniciar a produção até o início de 2025.

Já a GWM comprou a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis, no interior de São Paulo, e no dia 1º de maio de 2025 iniciará a fabricação do Haval H6. Outros modelos poderão ser produzidos na unidade, como mais SUVs e o elétrico Ora 03. 

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