Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

BYD King e Song Pro aparecem oficialmente no Brasil antes da estreia

Os dois modelos desembarcaram no posto de Suape (PE) e estreiam no Brasil nos próximos meses

Por João Vitor Ferreira
29 Maio 2024, 09h00

Pela primeira vez, os BYD King e Song Pro foram vistos oficialmente no Brasil. Antes, eles já rodavam por nossas ruas e estradas em fase de teste, sempre bem camuflados. Mas agora, a BYD desembarcou centenas de unidades, que darão início à comercialização dos modelos por aqui.

Os King chegaram no novo navio da BYD, o Explorer 01, feito exclusivamente para exportar seus carros para o resto do mundo. As primeiras “centenas” de unidades desembarcaram por aqui pelo porto de Suape, em Pernambuco. Ao todo a montadora informa que 5.000 carros foram exportados para o Brasil nessa primeira leva do navio próprio.

BYD King porto
5.000 unidades desembarcaram no porto pernambucano, das quais algumas “centenas” eram do King (Eduardo Passos/Quatro Rodas)

O King chega ao Brasil com uma missão importante: bater o Toyota Corolla híbrido em vendas. Para isso, o sedã médio da BYD traz um trem de força híbrido plug-in, que une o motor 1.5 aspirado de 110 cv e 13,4 kgfm ao motor elétrico, montado no câmbio e-CVT, de 197 cv e 33,4 kgfm.

BYD King porto
(Eduardo Passos/Quatro Rodas)

O conjunto tem uma bateria de 18,4 kWh, que garante até 100 km de autonomia elétrica, segundo a BYD. Esse é um benefício exclusivo dos carros plug-in, que não está presente na mecânica híbrida plena do Corolla. O King também tem vantagem no consumo de combustível, com a marca divulgando uma média de 28 km/l, enquanto o sedã japonês teve médias de 18,1 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada em nosso último teste.

Continua após a publicidade

A BYD ainda não confirmou a potência combinada, mas essa mecânica é superior à do Song Plus, que por sua vez é usada nas versões de entrada do BYD King chinês — por lá chamado de Destroyer 05 ou BYD Qin Plus — que entrega 235 cv. Logo, podemos assumir que ele supera o Corolla e seus três motores que somam 122 cv.

BYD King porto
(Eduardo Passos/Quatro Rodas)

Bem equipado, o sedã traz itens como piloto automático adaptativo (ACC), assistente de permanência em faixa, reconhecimento de placas, seis airbags, chave NFC, rede WiFi 4G e atualizações via internet. Há também a tradicional central multimídia giratória de 15,6 polegadas e um quadro de instrumentos digital de 8 polegadas.

Continua após a publicidade

O King começa a ser vendido em julho, mas sem preço confirmado. Espere algo próximo dos R$ 200.000 que a Toyota cobra pela versão topo de linha do Corolla híbrido.

BYD King porto
(Eduardo Passos/Quatro Rodas)

Mais gente chegando

O BYD King teve companhia durante a viagem. Ao todo, a BYD trouxe 5.000 carros no seu navio, entre eles, outro forasteiro, que também só havia sido visto por aqui disfarçado.

Continua após a publicidade
BYD Song Pro porto
O Song Pro viajou junto com o King e estreia em junho (Eduardo Passos/Quatro Rodas)

O BYD Song Pro é quase uma versão de entrada do Song Plus e será concorrente direto do Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Com estreia confirmada para o mês de junho, o SUV médio deverá ter preço próximo dos R$ 200.000, para poder fazer frente aos rivais e não afetar as vendas do “irmão” Song Plus.

BYD Song Pro porto
(Eduardo Passos/Quatro Rodas)

Embora o design seja bem semelhante, o Song Pro tem alguns detalhes mais simples, assim como o acabamento interno. Ele também é um pouco menor, com seus 4,73 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,70 m de altura e 2,71 m de entre-eixos. Ou seja, é 3 cm menor na largura e 5 cm no entre-eixos, mas é 3 cm maior no comprimento e 2 cm mais alto que o Plus.

BYD Song Pro porto
(Eduardo Passos/Quatro Rodas)
Compartilhe essa matéria via:

A mecânica é semelhante, mas um pouco menos potente. O motor a combustão também é um 1.5 aspirado aliado a outro elétrico para entregar 197 cv combinados, enquanto no Song Plus são 235 cv. A dúvida fica em relação, que pode ser de 12,9 kWh e 18,3 kWh, cada uma oferecendo 71 km e 110 km de autonomia elétrica, respectivamente.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.