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Neta Aya pode chegar ao Brasil ainda este ano de olho no BYD Dolphin

Marca chinesa se apresenta oficialmente no Brasil e lançará três modelos no segundo semestre de 2024, sendo um compacto, um esportivo e um SUV

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 Maio 2024, 19h06 - Publicado em 28 Maio 2024, 19h00
Neta Aya
Neta Aya (Neta/Divulgação)
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A Neta, mais uma montadora chinesa prestes a chegar ao Brasil, apresentou-se oficialmente nesta terça-feira (28) para diversos representantes da imprensa brasileira. E, logo no início da apresentação, surpreendeu ao anunciar que lançará três modelos de uma vez só no segundo semestre de 2024.

A marca chinesa não é nova apenas no Brasil, ela tem apenas dez anos de existência na China, mas conseguiu se consolidar no maior mercado automotivo do mundo em pouco tempo. A Neta já acumula mais de 400.000 carros vendidos mundialmente, resultado do investimento total de cerca de R$ 15 bilhões.

Neta GT
Neta GT (Neta/Divulgação)

Em 2023, a Neta superou a marca de 20.000 unidades vendidas no mercado externo (fora da China). Foi a que mais vendeu entre marcas focadas em carros elétricos com menos de dez anos na China. Nos primeiros quatro meses de 2024, a empresa continuou em primeiro lugar entre as startups em seu país de origem.

Terá fábrica no Brasil

A novata já está presente em cinco continentes, com seis subsidiárias e cinco fábricas operantes, mais uma em construção.

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E as próximas fábricas, segundo a empresa, serão no Brasil e México. O plano é estabelecer uma linha de produção (CKD) no Brasil, que atenderá toda a América do Sul e a intenção é começar a produzir no país até o fim de 2025. Mas, antes disso, a marca vai se estabelecer como importadora e, a partir de agosto de 2024, já terá três modelos de categorias distintas em sua linha de produtos.

Neta GT
Neta GT (Neta/Divulgação)

Esportivo GT está confirmado

Havia apenas um modelo exposto no local da apresentação da marca, o Neta GT. E ele é o único que a marca confirma oficialmente chegando ao Brasil em 2024. Os outros dois continuam em segredo. Porém, na apresentação, a Neta apresentou um slide que mostra os concorrentes dos três modelos o que nos leva a concluir que o segundo modelo será o Neta L, um SUV elétrico concorrente do BYD Song Plus, e o terceiro aparece alinhado com o BYD Dolphin. Portanto, deverá ser o compacto Aya e estreia com preço na casa dos R$ 150.000.

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Em sua terra natal, o Neta GT é vendido em duas configurações. A primeira e mais simples tem apenas um motor de 231 cv e 31,6 kgfm que traciona as rodas traseiras, podendo acelerar de 0 a 100 km/h em 6,5 s. Ela é vendida com bateria de 64,2 kWh, que garante uma boa autonomia de 562 km.

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Acima dela, há a versão de tração integral com dois motores, que juntos entregam 462 cv e 63,2 kgfm. Esse conjunto é alimentado por uma bateria ainda maior, com 74,4 kWh, suficiente para entregar melhor desempenho e uma alcance de 580 km pelo ciclo CLTC. Com o dobro de potência, o tempo de 0 a 100 km/h cai para meros 3,7 s.

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Como é o Neta Aya e o L?

Na China, o Aya é vendido com duas configurações. A versão de entrada é mais simples, tem apenas um motor elétrico de meros 54 cv e 11,2 kgfm, mas pode rodar até 318 km (CLTC). Já o modelo topo de linha tem 95 cv e 15,3 kgfm, enquanto o alcance aumenta para 401 km – e essa deve ser a versão que virá para o Brasil, afinal o principal rival, BYD Dolphin, é movido por motor dianteiro de 95 cv e 18,4 kgfm.

Já o SUV L, de porte médio, tem 4,77 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,66 m de altura e um entre eixos de 2,81 m, sendo um pouco mais baixo e mais curto que seu principal rival, o BYD Song Plus.

Neta L
Neta L (Neta/Divulgação)

Assim como os irmãos, o Neta L também é vendido com duas opções de motorização. A primeira é totalmente elétrica, onde um motor de 231 cv é alimentado por uma bateria de 68,1 kWh, sendo capaz de rodar até 460 km pelo ciclo de medição chinesa. 

A segunda é do tipo híbrida plena, ou seja, une o mesmo motor elétrico a um motor 1.5 a gasolina de 89 cv. Porém ele não atua tracionando as rodas e serve apenas como gerador para a bateria de 30 kWh. É o chamado EREV, ou elétricos de autonomia estendida. Nessa configuração, a Neta anuncia um alcance máximo de 1.070 km.

Neta L
Neta L (Neta/Divulgação)
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