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Nova plataforma da BYD entrega consumo de moto para híbridos plug-in

Novos Qin L e Seal 06 estreiam a quinta geração da plataforma DM, que promete um consumo de 29 km/l e autonomia máxima de 2.100 km

Por João Vitor Ferreira
29 Maio 2024, 14h00
BYD Qin L DM-i
BYD Qin L DM-i (Divulgação/BYD)
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A BYD vai melhorar ainda mais a eficiência de seus carros híbridos. Isso porque a montadora anunciou a quinta geração da sua arquitetura DM, que estreia na China nos sedãs Qin L DM-i e Seal 06 DM-i.

Segundo a montadora, sua arquitetura recebeu otimizações no sistema híbrido elétrico, aumentando a densidade de potência em 70,28%, reduzindo perdas de energia e ampliando a eficiência operacional em 92%. Já as baterias Blade foram aprimoradas para os híbridos plug-in, isso aumentou sua densidade de energia em 15,9%.

No geral, a integração entre o trabalho do motor a combustão e do sistema elétrico foi otimizado. O resultado dessas e outras melhorias, como o novo controlador híbrido plug-in “sete em um”, que multiplica as funções e densidade de potência em 18,3%, é o consumo de motocicleta que os novos carros da BYD terão.

BYD Seal 06 DM-i
BYD Seal 06 DM-i (Divulgação/BYD)

Com a nova plataforma, modelos como o Qin L e o Seal 06 prometem um consumo médio de 29 km/l (2,9 l/100 km), podendo chegar a uma autonomia máxima de 2.100 km. Tudo isso com o bônus que os híbridos plug-in têm de poderem rodar alguns quilômetros apenas com os motores elétricos. No caso dos sedãs citados, eles serão vendidos em versões com 80 km e 120 km de alcance elétrico.

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Tanto o Qin L, quanto o Seal 06, são equipados com um motor 1.5 de 100 cv e 12,86 kgfm. As versões mais básicas, às de 80 km de autonomia elétrica, tem uma bateria de 10,8 kWh e um motor elétrico de 163 cv e 21,41 kWh. Enquanto isso, a topo de linha tem bateria de 15.874 kWh e um motor elétrico mais potente, que desenvolve 217 cv e 26,51 kgfm.

Apresentação plataforma BYD
Nova plataforma foi apresentada junto com os dois sedãs, que tem propostas semelhantes (Divulgação/BYD)
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Os dois sedãs têm propostas parecidas, tendo exatamente o mesmo comprimento de 4,83 m e entre-eixos de 2,79. A diferença é que o Qin L é um pouco mais largo, tendo 1,90 m de largura contra 1,875 m do ‘irmão’. Ambos também possuem as mesmas versões, que são vendidas entre 99.800 a 139.800 yuans, aproximadamente R$ 71.000 e R$ 100.000.l

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