A Brabus ataca novamente trazendo mais de seus supercarros para o Brasil. A bola da vez é o Brabus 800 Adventure XLP Superblack, uma modificação do Mercedes-AMG G63, que chega ao Brasil através da Strasse por assustadores R$ 13,5 milhões.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Na comparação com o AMG original, o Brabus 800 Adventure mantém grade e faróis, mas tem para-choque mais reforçado, um guincho “de alta capacidade”, novas entradas de ar no capô e para-lamas mais pronunciados que deixam seu visual agressivo e o torna mais adequado ao uso no off-road pesado.
É claro que as maiores diferenças estão na traseira, onde no SUV original ficaria a terceira janela. Exatamente: a Brabus se dispõe a transformar o jipão da Mercedes em uma picape, que se torna a mais cara do Brasil, Dá para comprar 28 unidades da RAM 1500 pelo preço – cada uma custa R$ 469.990.
Sem informar as dimensões do novo compartimento de cargas, a Brabus afirma que esse é o primeiro Classe G da nova geração com uma caçamba.
As mudanças na estrutura também fazem da 800 Adventure mais longa e larga que qualquer Classe G já feito, segundo a fabricante. A Brabus também afirma que, por conta dos eixos portais das quatros rodas, seu veículo tem o maior vão livre entre todos os SUVs e picapes.
E como o nome sugere, todo o acabamento do modelo é preto. As rodas são forjadas e tem 22’’, enquanto a carroceria, com elementos em fibra de carbono ao redor do chassi e o rack de teto, onde estão os faróis de milha, dão ao Brabus uma aparência mais aventureira.
Debaixo do capô, a picape não deixa a desejar. Assim como o G63, ele tem um V8 4.0 biturbo. Mas a potência sobe dos 585 cv para 800 cv, com torque de aproximadamente 102 kgfm. O câmbio é automático de 9 marchas, que permite trocas manuais através das borboletas atrás do volante.
Sobre o desempenho, a fabricante afirma que o 800 Adventure faz de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos, três décimos a mais que o G63, provavelmente por conta de um possível aumento de peso, já que o SUV foi transformado em picape, ou uma limitação de torque nas saídas, como foi feito no seu “irmão” Brabus G800. A velocidade máxima é de 210 km/h e limitada eletronicamente.
Com um motor desse, o barulho pode ser prazeroso para quem está dirigindo, mas incômodo para o seu vizinho. Pensando nisso, o escapamento de alto desempenho feito em aço inoxidável, com guarnições de tubo de escape em carbono, traz o sistema “valve controled” que permite alternar entre o modo barulhento, “Sport”, ou o mais sutil “Coming Home”.
Quase nada foi informado sobre o interior. Mas pelas imagens, podemos ver que ele segue o padrão monocromático da carroceria, com bancos de couro e acabamento na cor preta. Destacam-se as telas integradas para o painel de instrumentos e central multimídia e as telas individuais para os passageiros do banco de trás.
Custando quase R$ 12 milhões a mais que um G63 comum, a Strasse oferece ainda blindagem por uma quantia não informada.