Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Bowler cria Land Rover Defender de rali com direito a campeonato exclusivo

O motor é o mesmo, mas o SUV ganha nova suspensão, rodas e sistema de segurança para competir em grandes eventos

Por João Vitor Ferreira 30 jul 2021, 14h08
Defender modificado pela Bowler
Divulgação/Land Rover

Há quem diga que SUVs de luxo, como os Land Rover, são passam de veículos de shopping e não servem para as estradas de terra. Verdade ou não, a Bowler, empresa britânica especialista em modificações dos carros da marca para o uso off-road profissional, criou sua versão do Defender 90 exclusiva para rallys e promete mudar essa percepção.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Junto com a estreia do SUV modificado, também acontecerá o Bowler Defender Challenge 2022 Championship, uma competição de rally disputada somente por exemplares nova versão do Defender e que terá início em março do ano que vem.

Regulamentado pela MSA (Motor Sports Association), o campeonato terá 7 etapas disputadas no Reino Unido, com trechos de cascalho, floresta e montanhas. Poderão participar todos os tipos de  competidores, desde veteranos até aqueles sem experiência. A empresa organizadora, inclusive, vai oferecer um treinamento para que os novatos possam tirar a licença necessária para competir. Segundo a Bowler, o evento será uma série de alimentação para competições globais, como o Rally Dakar.

Bowler Defender vista frontal
Com início em março do próximo anos, o Bowler Defender Challenge contará com 12 equipes e terá 7 etapas disputadas pelo o Reino Unido Divulgação/Land Rover

Os veículos usam o mesmo motor ​​a gasolina 2.0 turbo Ingenium de 300 cv da versão padrão. Dentre as principais modificações, estão os sub-chassis dianteiros e traseiros com reforço adicional para abrigar as novas suspensões, feitas sob medida em parceria com a Fox. Essa alteração deixa o Defender 25 mm mais alto que o modelo original.

O Defender Modificado pela Bowler será um veículo exclusivo para rallys
A Bowler se especializou em modificar SUVs da Land Rover, o que levou a montadora a comprar a pequena empresa britânica em 2019 Divulgação/Land Rover

Para o motor e transmissão, foi instalado um novo sistema de refrigeração, além de rodas de rally mais resistentes de 18’’, com pneus BFGoodrich todo-terreno. A segurança não foi deixada de lado: além da gaiola de proteção, que segue as recomendações da FIA, o SUV também tem integração do sistema de rally com equipamento de segurança da JLR e modificação nos freios (ABS/DSC).

Continua após a publicidade

Os pilotos serão presos por cintos de seis pontos e, caso ocorra algum acidente, os passageiros poderão acionar interruptores para cortar a energia, dentro e fora do Defender, e um sistema de supressão de incêndio.

Visão de cima do Defender modificado pela Bowler
Divulgação/Land Rover

Outras novidades são a proteção total na parte inferior da carroceria, unidade de controle do navegador para as luzes, limpadores e buzina, unidade de controle de carroceria adaptada e chicote de fiação integrado para novos componentes.

Pensando nas competições, novos limpadores de para-brisa foram instalados para ajudar a lidar com a quantidade de respingos de água e sujeira. Já os faróis de milha proporcionam melhor visibilidade nos trechos noturnos. As janelas traseiras e laterais dão lugar à peças de policarbonato.

Interior do Defender modificado pela bowler
Divulgação/Land Rover

Infelizmente, o veículo não poderá rodar nas estradas ou cidades, tendo seu uso exclusivo para as competições. O pacote mais barato para disputar o campeonato custa $99.500 libras esterlinas (cerca de R$ 715.405) e inclui um Defender Challenge modificado pela Bowler e todo o suporte para o evento.

Treinamentos, logística entre etapas e suporte aos veículos serão oferecidos separadamente. Uma série de acessórios serão desenvolvidos como parte do evento e estarão disponíveis no fim do ano.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Edição de julho
A edição 747 de QUATRO RODAS já está nas bancas! Quatro Rodas/Quatro Rodas
Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.


a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)

Impressa + Digital

Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 12,90/mês