BMW Z4 M40 manual é lançado mais caro que o automático
O esportivo da BMW ganha primeira pela primeira vez opção com câmbio manual em sua versão M40i
Após muitos pedidos, parece que a BMW cedeu à opinião pública. O BMW Z4 M40i 2025 finalmente terá uma versão com câmbio manual de seis marchas, que chegará Às lojas ainda em 2024.
O câmbio raiz faz parte do pacote “Handschalter” (sim, isso significa “mudança manual” em alemão), que inclui o novo câmbio manual e também diferentes configurações de suspensão, rodas, cores e acabamentos internos.
Como é um pacote adicional, abandonar o câmbio automático de oito marchas terá um custo para os clientes: cerca de US$ 3.500 (R$ 17.300) extras terão que ser desembolsados para a nova configuração. Pois é, ficou no passado o tempo em que o câmbio automático era mais caro que o manual.
Alterações mecânicas e na motorização
A parte mais interessante para os amantes de performance e preparação de carros é esta. Além do novo câmbio manual, o novo BMW Z4 também receberá ajustes exclusivos no chassi. Isso inclui: programação específica do modelo para controle de tração e diferencial, molas auxiliares exclusivas, barra estabilizadora reforçada e novas configurações de amortecedores e direção esportiva.
O motor segue o mesmo do Z4 M40i de câmbio automático. É um seis cilindros 3.0 turbo capaz de gerar 382 cv e torque de 50,9 kgfm. Como é de se esperar, o desempenho de 0 a 100 km/h é pior do que a versão automática, fazendo isso em 4,2 s, sendo apenas 3 décimos mais devagar. Mas, isso pouco importa para os amantes de câmbio manual, já que o maior prazer da configuração é a sensação de controle sobre o carro.
Mudanças visuais
Junto a mudança de câmbio, alguns detalhes do exterior e interior do carro terão alterações.
O BMW Z4 M40i no pacote “handschalter” ganhará uma opção de pintura metálica inédita e “sem custos”. As opções de pintura são: San Remo Green e Frozen Deep Green. Completando a pintura, estão pinças de freio vermelhas e detalhes de acabamento em preto brilhante.
Outra novidade para o esportivo são suas rodas de liga leve bicolores, sendo de 19 polegadas na frente e 20 polegadas nas de trás. É a primeira vez que um Z4 ganha rodas de diferentes tamanhos.
O interior também foi modificado, trazendo a troca do couro sintético, utilizado nos assentos, por couro Vernasca natural e sem nenhum custo adicional. São cinco tonalidades para escolher, além de Alcântara e couro.
Valores e data de estreia
Com já dito, para aquisição do câmbio manual será necessário desembolsar cerca de US$ 3.500 ou R$ 17.300. Trazendo para o valor atual do carro, que hoje nos Estados Unidos parte dos US$ 66.300 (R$ 330.000), os compradores do novo BMW Z4 M40i manual terão de pagar US$ 69.800.
O carro deve estar disponível para compra nos EUA, Europa e outros mercados a partir de março de 2024. No Brasil, provavelmente não teremos esta versão disponível.