BMW Série 8 pode voltar ao mercado
Cupê brigará com Mercedes Classe S Coupé e ficará posicionado acima do Série 6 atual
Um dos ícones da década de 90 pode voltar à ativa. É o que afirma a publicação briânica Auto Express, em uma apuração que indica que o cupê BMW Série 8 pode retornar como um modelo totalmente novo para fazer frente ao luxuoso Mercedes-Benz Classe S Coupé.
LEIA MAIS:
>> Teste: Mercedes-Benz S 63 AMG Coupé
>> Ultratecnológico, BMW Série 7 chega por R$ 709.950
>> McLaren coloca à venda um F1 em estado de zero quilômetro
A constatação parte de registros de propriedade intelectual feitos pela BMW, que revelou os nomes dos modelos da família Série 8, como o 825, 830, 835, 845, 850, 860 e M850. Isso leva a crer que a marca bávara já está desenvolvendo uma nova família de cupês na melhor tradição Grand Tourer – automóveis luxuosos de alta performance, perfeitos para encarar longas viagens.
Atualmente, o Série 6 ocupa essa lacuna dentro do portfólio da BMW, mas rumores apontam que o próximo Série 6 será um esportivo de menores proporções para combater o Porsche 911, já que o Mercedes-AMG GT vem obtendo relativo sucesso nesse segmento.
Antes um cupê pesado, o novo Série 6 se transformaria num esportivo ágil de dois lugares, algo possível, já que BMW e Toyota compartilham uma plataforma para o desenvolvimento de um esportivo (a BMW com o roadster Z4 e a Toyota com o novo Supra). De acordo com a publicação, essa plataforma modulável não serviria apenas para o novo Z4, mas também para o futuro Série 6.
Isso abriria espaço para o novo Série 8 ocupar o espaço que antes pertencia ao Série 6. A boa notícia é que a BMW também registrou o nome M8, originalmente uma versão preparada pela divisão Motorsport com peso reduzido e carroceria alargada que nunca chegou ao mercado nos anos 90 por uma alegada falta de demanda. Na época, a BMW criou protótipos do M8 com motor V12 6.1 de 635 cv sob o capô (que acabaria sendo utilizado no McLaren F1 posteriormente).
Se entrar em produção, o novo M8 brigará diretamente com o Mercedes-Benz S 63 AMG Coupé de 585 cv (já testado pela QUATRO RODAS). Analisando os propulsores disponíveis na gama M atual da BMW, o novo M8 provavelmente seria equipado com o V8 4.4 biturbo de 560 cv, deixando as versões “civis” topo de linha do Série 8 (850 e M860) equipadas com o mesmo motor V8 4.4 biturbo (oferecido no Série 7), mas com 450 cv.