BMW quer cobrar anuidade dos usuários de Apple CarPlay
Marca estuda cobrar US$ 80 por ano para clientes usarem conexão Apple Carplay em seus carros
O sistema de conexão para celular Apple CarPlay estão cada vez mais disseminados, incluindo em modelos populares, como Chevrolet Onix, Fiat Argo e Hyundai HB20.
Mas a BMW dos Estados Unidos, além de cobrar à parte pela funcionalidade, pretende exigir uma anuidade para clientes que queiram conectar seus iPhones ao veículo.
A informação foi revelada por Don Smith, gerente de produtos e tecnologia da BMW norte-americana, para o site The Verge. Segundo o executivo, a justificativa seria que o cliente só pagaria pelo equipamento enquanto o utilizasse. “Dessa forma, caso ele trocasse de celular, não precisaria continuar pagando pelo acessório”.
Só há um detalhe: se esse mesmo consumidor trocasse seu iPhone por um aparelho com Android, ele não poderia se conectar ao carro, já que a BMW não dispõe do Android Auto em nenhum de seus modelos.
Nos Estados Unidos a conexão para celulares Apple custa US$ 300 (R$ 963, pela cotação do dia 18/01/2018). A ideia da BMW seria oferecer o CarPlay gratuitamente no primeiro ano e cobrar uma anuidade de US$ 80 (R$ 256) a partir do segundo ano – uma estratégia focada nos clientes que adquirem o carro por meio de leasing.
No Brasil, o sistema Apple CarPlay é oferecido de série em todos os modelos.
Ao contrário do Android Auto, o Apple CarPlay exige que as fabricantes paguem pelo uso de seus software, ao contrário do rival do Google, que usa a política de código aberto e sem custo.
Mesmo com essa restrição, todos os modelos populares que oferecem conexão Android Auto também dispõe de CarPlay, sem custo adicional para o usuário. No Brasil o modelo mais barato com o sistema é o Volkswagen Gol Trendline 1.0, que parte de R$ 43.840 e cobra R$ 1.911 adicionais pelo sistema multimídia com Android Auto e Apple Carplay.