Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Apple CarPlay já gera preocupações

Distração do motorista seria o principal problema

Por redação Atualizado em 9 nov 2016, 13h07 - Publicado em 10 mar 2014, 12h50
tecnologia

O Apple CarPlay, interface automotiva integrada ao iPhone que permitirá aos motoristas controlarem diversas funções do smartphone por meio de uma tela sensível ao toque e/ou controles de voz, ainda não chegou a nenhum veículo, mas já está gerando preocupações.

O principal problema da tecnologia, mostrada durante o Salão de Genebra, seria a distração do motorista. “A idéia de que as pessoas querem estar em seus telefones, não coloca a segurança em primeiro lugar, mas sim o desejo de estar em contato”, disse Bruce Hamilton, gerente de pesquisa e comunicação da Fundação para Segurança no Trânsito AAA, dos Estados Unidos, ao site CNN Money.

A distração na condução de automóveis é uma grande preocupação em estradas modernas, com mais veículos, permitindo que os motoristas utilizem seus smartphonespor meio do Bluetooth ou sistemas de informação e entretenimento. Um estudo da Texas A & M constatou que o tempo de reação do motorista dobrou, enquanto a dita mensagens de texto, de acordo com a publicação. Ou seja, a nova tecnologia certamente não está fazendo com que os motoristas prestem mais atenção no trânsito.

Mesmo sabendo dos dados estatísticos, a Apple afirmou que que o “CarPlay deixa os motoristas usarem seu iPhone no carro com a distração minimizada”.

Continua após a publicidade
Publicidade