PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

BMW M4 CS será renovado em 2024 e M5 terá V8 híbrido do XM

Novo M4 CS terá tração integral e inovações do M3 CS, enquanto o M5 será híbrido com mais de 700 cv

Por João Vitor Ferreira
14 set 2023, 19h27
BMW M4 CS
Atual geração do BM4 CS foi lançada em 2017 e será renovado em 2024 (Divulgação/BMW)
Continua após publicidade

A BMW prepara uma série de novidades para 2024 e a principal delas é um novo M4 CS. O cupê esportivo não recebe uma nova variante CS desde 2017, que será a intermediária entre a versão padrão e a CSL, ainda mais esportiva.

O novo M4 CS 2024 usará uma receita bem caseira. Isso porque a BMW informou que ele será fortemente baseado no M3 CS, apresentado em janeiro, que por sua vez, tem a mesma mecânica do M4 CSL. Só para você não se confundir com as siglas, CS vem de Coupe Sport e o “L” significa Lightweight, ou peso leve.

BMW M3 CS
O M3 CS vai emprestar a mecânica e muito mais para o próximo M4 CS, que será apresentado em 2024 (Divulgação/BMW)

Então, o que esperar do próximo M4 CS? Um cupê esportivo com o motor 3.0 de seis cilindros, que no M3 CS gera 550 cv e 66,3 kgfm. Além disso, embora o foco não seja na redução de peso, o M3 também ganhou peças em plástico reforçado e fibra de carbono, e conseguiu perder 34 kg, logo, podemos esperar os mesmos materiais no irmão maior.

Continua após a publicidade

Um ponto importante é que o M4 CSL tem exclusivamente tração traseira. Já o M4 CS usa a tração integral xDrive com diferencial traseiro ativo, com embreagens para permitir uma variação total na distribuição de força. Também é possível desligar a tração dianteira e o controle de tração. Se o M4 CS realmente for mais próximo do irmão menor, é bem provável que traga os mesmos sistemas. 

BMW M3 CS
Embora não seja o foco, o M3 CS perdeu alguns quilos, em relação ao modelo padrão, graças às novas peças de plástico reforçado e fibra de carbono, que também estarão no M4 CS (Divulgação/BMW)

O M4 CS também receberá algumas alterações no chassi, ganhando nova cinemática dos eixos, configurações de cambagem revisadas, novas molas auxiliares e barras estabilizadoras. Com todas essas alterações, o tempo de 0 a 100 km/h do coupé deverá ser bem próximo dos 3,2 s do M3 CS.

Continua após a publicidade
BMW M4 CSL
M4 CSL (foto), M3 CS e o M4 CS dividirão a mesma mecânica (Divulgação/BMW)

Outra novidade é que, tanto o M3 como o M4, ganharão um facelift de meio de vida – seguindo os modelos base, Série 3 e Série 4. Ainda não se pode ver muita coisa de ambos, mas é provável que seja algo bem sutil. Algumas fotos de protótipos sugerem que os dois recebam novos faróis, mas o resto não pode ser visto com clareza por conta da camuflagem.

BMW M5 Competition
Já o M5 será híbrido e receberá o poderoso trem de força do SUV XM (Divulgação/BMW)
Continua após a publicidade

Também há novidades para o M5. Tanto o sedã quanto a perua (Touring) ganharão um motor híbrido, que já conhecemos do XM Label Red. Ele combina um poderoso V8 biturbo de 585 cv e 76,5 kgfm e um motor elétrico de 197 cv e 28,7 kgfm, que juntos entregam 748 cv e 102 kgfm. Com essa mecânica, o SUV vai de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos e, graças ao sistema híbrido, faz até 58,8 km/l.

Compartilhe essa matéria via:

As novidades ainda não têm data certa para chegar. Espera-se que os facelifts cheguem cheguem no segundo trimestre de 2024, enquanto o M4 CS venha na segunda metade do próximo ano, custando cerca de 120.000 libras (aproximadamente R$ 726.000 na cotação atual), assim como os novos M5 sedã e M5 Touring. 

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.