PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Novo BMW M3 CS é sedã esportivo de 550 cv ainda mais insano que o M4 CSL

Com estratégias do M4 CSL para ter comportamento mais preciso e menos peso, o sedã de 550 cv consegue chegar aos 100 km/h em 3,4 s

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
24 jan 2023, 23h33
BMW M3 CS
 (Divulgação/BMW)
Continua após publicidade

Se o BMW M4 CSL é exatamente o que você espera de um carro esportivo mas a carroceria cupê de duas portas limita seu uso, a solução está aqui. O novo BMW M3 CS segue exatamente a mesma receita, tem a mesma mecânica, mas o peso extra que custou a letra “L” no nome (que significa Coupe Sport Lightweight, ou cupê esportivo leve) explica tudo.

Na verdade, o que o M3 CS oferece é um equilíbrio em vários aspectos. Continua com os 550 cv e 66,3 kgfm do motor seis cilindros 3.0 biturbo, ou seja, 40 cv a mais que o M3 Competition, e com câmbio automático de oito marchas.

BMW M3 CS
(Divulgação/BMW)

Um detalhe importante: a tração é integral com diferencial traseiro ativo, que usa embreagens para permitir uma variação total na distribuição de força. Também e é possível desligar a tração dianteira, como nos M3 e M4 Competition, e até mesmo os controles de estabilidade. O M4 CSL sempre tem tração traseira.

Além disso, o sedã esportivo tem um banco traseiro e pode até levar três passageiros nele. Isso sem abrir mão dos bancos dianteiros do tipo concha e feitos de fibra de carbono, assim como o console central, as borboletas para trocas sequenciais no volante e tantas outras peças pensadas para poupar o peso total.

Continua após a publicidade
BMW M3 CS
(Divulgação/BMW)

Ainda que o M4 CSL tenha sido apresentado há cerca de seis meses, o M3 CS já traz uma singela evolução frente a ele: as telas do quadro de instrumentos digital e da central multimídia juntas em uma mesma moldura suspensa no painel, como já se vê nos Série 3 mais recentes.

Compartilhe essa matéria via:
BMW M3 CS
(Divulgação/BMW)
Continua após a publicidade

Outro detalhe interessante está nos faróis a laser com uma iluminação amarela quando o carro é destrancado e quando as luzes baixa e alta estão ligadas, remetendo aos carros de competição.

O chassi tem acerto mais próximo do M4 CSL do que do M3 Competition. Além da barra de amarração nas torres dos amortecedores, mudam a cambagem das rodas, amortecedores, molas  e barras estabilizadoras servem para otimizar a precisão da direção e a rolagem da carroceria. Os amortecedores tem ajuste eletrônico e é adaptativa, com ajustes próprios para o modelo.

BMW M3 CS
(Divulgação/BMW)

O freio padrão recebe pastilhas M Compound com pinças de freio pintadas em vermelho ou preto. Como opcional, há freios carbono-cerâmicos com pinças em dourado fosco ou vermelho. As rodas (aro 19 na frente e 20 atrás) exclusivas também podem receber pintura em tom dourado puxado para o bronze. Pneus de alto desempenho para pistas podem ser pedidos sem acréscimo.

Continua após a publicidade
BMW M3 CS
(Divulgação/BMW)

Mas o peso ainda é uma questão importante para o BMW M3 CS. Mesmo com capô, teto, tomadas de ar dianteiras, capas dos retrovisores, spoilers e escape de titânio (que, sozinho, poupa 4 kg) ele ainda pesa 1.776 kg, uma redução de 34 kg frente ao M3 Competition. O M4 CSL reduz seu peso em 109 kg e tem 1.651 kg.

BMW M3 CS
(Divulgação/BMW)

Com a tração integral a seu favor, o BMW M3 CS consegue ser mais rápido, porém. Promete aceleração de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos, ou 0,3 s mais cedo que o M4 CSL e 0,5 mais cedo que o M3 Competition. Para chegar aos 200 km/h leva 11,1 s.

Continua após a publicidade
BMW M3 CS
(Divulgação/BMW)

Por mais pesado que seja, é rápido. E será bastante raro: a BMW já se antecipou dizendo que a produção do M3 CS na fábrica de Munique será limitada, mas sem adiantar o número de unidades que serão produzidas. Vale lembrar que o M4 CSL teve a produção limitada a 1000 unidades para o mundo inteiro.

Fotos do BMW M3 CS

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.