PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

BMW apresenta novos M3 e M4

Esportivos têm motor 3.0 biturbo com 425 cv

Por Vitor Matsubara | Fotos: divulgação
Atualizado em 9 nov 2016, 12h55 - Publicado em 12 dez 2013, 11h01
detroit-2014

Estes são os novos esportivos da BMW. O M3 Sedan e o M4 Coupé são as versões apimentadas do Série 3 (sedã) e Série 4 (cupê), que tomou o lugar do antigo Série 3 Coupé. O estilo agressivo da carroceria evidencia a vocação esportiva dos modelos. Os para-choques foram redesenhados, ganhando entradas de ar mais vistosas. Levemente alargados, os para-lamas abrigam rodas de liga leve aro 18 desenhadas para estas versões. O toque final está nas quatro saídas de escapamento traseiras, deixando claro que estes são carros para poucos.

>>> Veja tudo sobre o Salão de Detroit

O interior é bastante elegante, com detalhes em couro, camurça, alumínio e apliques de fibra de carbono. O volante de três raios finos tem boa empunhadura, lembrando os antigos esportivos da marca. Das costuras nos bancos às soleiras personalizadas, tudo leva a assinatura da Motorsport, a divisão de alto desempenho da BMW.

Mas vamos ao que interessa: o motor 3.0 com dois turbocompressores e seis cilindros em linha parece até mais fraco do que o antigo 4.0 V8. Ledo engano. São 425 cv (5 cv a mais que o antigo M3), disponíveis entre 5.500 rpm e 7.300 rpm – somente 300 rpm antes do limite apontado pela faixa vermelha no conta-giros. O torque máximo de 56,1 mkgf já se manifesta com 1.850 rpm e vai até 5.500 rpm, exatamente no começo da faixa de rotação da potência máxima do motor. O M4, aliás, é ligeiramente mais leve do que o sedã.

Na prática, isso se traduz em uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,1 segundos com a transmissão manual de seis marchas e 3,9 segundos se equipado com a caixa automatizada de dupla embreagem – o antigo M3 levava 4,7 segundos e 4,5 segundos, respectivamente. Em ambos a velocidade máxima declarada pela marca é limitada eletronicamente a 250 km/h.

Continua após a publicidade

Não faltam materiais nobres (e leves) na construção dos carros. O polímero reforçado com fibra de carbono aparece em diversos componentes, desde o teto até o eixo de transmissão. Já a suspensão é feita inteiramente de alumínio. Novos detalhes serão divulgados no Salão de Detroit, em janeiro de 2014.

VEJA MAIS: Confira nossas galerias do BMW M3…

bmw-m3-2.jpeg

e do M4!

2015-bmw-m4-coupe-016-1.jpeg

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.