Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Autoescola de Dubai usa Mercedes Classe G, Tesla e até Bentley em aulas

Na terra do luxo e ostentação, milionários aprendem a dirigir nos carros que comprarão logo que habilitados. Pacote inclui até deslocamento de limusine

Por Eduardo Passos Atualizado em 24 Maio 2021, 15h16 - Publicado em 24 Maio 2021, 14h57
Emirates Driving Institute (1)
Por que aprender a dirigir em um compacto se o seu primeiro carro será um Bentley que chega aos 290 km/h? Reprodução/EDI

Em qual carro você aprendeu a dirigir? Dependendo da idade do leitor, a resposta pode ser um Volkswagen Fusca, Chevrolet Celta ou o Nissan March, por exemplo. Mas em Dubai as coisas são bem diferentes.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90 

Na cidade dos Emirados Árabes Unidos, conhecida pelo luxo e extravagância, uma autoescola vem oferecendo aulas de direção em modelos de alta perfomance, que vão do Land Rover Ranger Rover Sport aos milionários Bentley Bentayga e Mercedes-Benz Classe G, passando por elétricos e Porsche Cayenne, entre outros.

Principal centro de formação de condutores do emirado, o Emirates Driving Institute (EDI) oferece cursos tradicionais, semelhantes às escolas brasileiras. Porém, de olho naqueles que jamais conduzirão um carro popular na vida, o instituto passou a vender o pacote Premium, no qual as aulas práticas já são feitas em supercarros.

Emirates Driving Institute Tesla, Mercedes
Além dos Mercedes de luxo, a escola oferece até mesmo um Tesla com direção autônoma Reprodução/EDI

A intenção é “ajudar os alunos na adaptação à mecânica e equipamentos” dos carros de luxo, “garantindo mais segurança enquanto conduzem-nos na estrada”, explica a rede. A ideia surgiu quando a autoescola começou a perguntar que automóveis os recém-habilitados comprariam, explica a gerente de marketing e atendimento da empresa.

Só para constar, os carros convencionais da autoescola são os Nissan Versa da geração passada. 

Emirates Driving Institute Porsche Cayenne
Além do Porsche Cayenne, todos os modelos contam com pedal de freio extra, sob os pé dos intrutor Reprodução/EDI
Continua após a publicidade

Para treinar seus clientes às próprias realidades, a EDI tem nove modelos à disposição do aluno, variando um “humilde” Mini Cooper, a utilitários como o Porsche Cayenne e o Bentley Bentayga, com motor V8 e 550 cv. Também há o elétrico Tesla Model X, os Mercedes-Benz Classe G e Classe S e um Chevrolet Camaro.

Emirates Driving Institute Land Rover Range Rover Sport
Range Rover Sport foi usada recentemente pelo DJ David Guetta, que tirou sua carteira de motorista na luxuosa autoescola Reprodução/EDI

O pacote também inclui mordomias como exame médico realizado em casa, simuladores e um curso preparado sob medida, incluindo aulas personalizadas às necessidades do aluno além da ementa obrigatória que determina a lei. No material extra, são ensinadas técnicas de pilotagem, aproveitamento ideal da mecânica e uso dos recursos tecnológicos.

Dado o risco de colocar centenas de cavalos na mão de quem está aprendendo, os carros contam com o mesmo pedal de freio extra das autoescolas brasileiras, além de câmera e sensores adicionais. Antes de pegar vias públicas, o aluno precisa ser aprovado na prova teórica e uma espécie de prova prática interna, feita após uma primeira experiência em pista particular.

As 48 horas teóricas podem ser cumpridas on-line ou na unidade exclusiva do curso Platinum, com direito a lounge de repouso e instrutores preparados para lidar com clientes nativos ou estrangeiros. Com a promessa de um aprendizado “sem estresse”, o EDI ainda oferece uma limusine particular que transporta os futuros motoristas até o endereço das lições.

Emirates Driving Institute Chevrolet Camaro
Não importa se a aula é no Chevrolet Camaro: o limite é de 26 km/h Reprodução/EDI

Como no Brasil, é possível que a prova prática definitiva seja feita no mesmo carro das aulas. O instituto é tão confiante no seu método que, uma vez adquirido, o curso pode ser refeito sem taxas adicionais até que a carteira venha, independentemente do número de reprovações.

Emirates Driving Institute Mini Cooper
Sem disfarçar a desigualdade de gêneros, o instituto oferece um Mini Cooper rosa às alunas Reprodução/EDI

A autoescola de luxo oferece pacotes de aulas práticas que variam entre 10h e 20h, conforme a curva de aprendizado do instruído. Caso opte pelo pacote de 20h práticas e 48h teóricas, o preço do curso Premium, com todos os benefícios incluídos, fica em R$ 32.000. Nada mal para quem pode desembolsar até R$ 2 milhões em seu primeiro carro, certo?

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa Maio 2021
A edição 745 de QUATRO RODAS já está nas bancas! Arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Publicidade