Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Autodefesa: Jeep Compass e Fiat Toro sofrem com desgaste rápido dos pneus

Foram relatados problemas como o desgaste acentuado e delaminação dos pneus Scorpion verde all season Pirelli aros 16, 17 e 18 que equipam os modelos.

Por Waldez Carmo Amorim
Atualizado em 29 nov 2020, 12h32 - Publicado em 26 nov 2020, 16h40
(Waldez Carmo Amorimt/Quatro Rodas)

Os problemas com os pneus Pirelli Scorpion verde all season aros 16, 17 e 18 que equipam o Jeep Compass e a Fiat Toro são motivo de reclamações, como relata o consultor de gestão Pedro Lima Júnior, de Nova Lima (MG), dono de um Compass Longitude diesel 2017:

“Ao comprar o carro, notei que os pneus faziam muito barulho, reclamei na concessionária e eles trocaram um dos pneus em garantia”, diz Pedro.

A Black Friday já começou na Quatro Rodas! Clique aqui e assine por apenas R$ 5,90

Continua após a publicidade

Pior que o ruído são os problemas de delaminação, fato relatado pelo aposentado Salvador Pereira Júnior, de Vilhena (RO), dono de um Compass Limited diesel 2019. “Com menos de 10.000 km, os pneus ‘escamaram’”, explica. “Na revenda Pirelli, disseram que o pneu não é o adequado para o carro e me recomendaram não usar os compostos em estradas de terra e nem em asfalto ruim”, conta. “Por fim, consegui trocar os dois pneus dianteiros por outros do mesmo modelo”,  afirma Salvador.

A prática de colocar em dúvida como o proprietário usa os pneus é comum, como relata a dona de casa Marisangela Migliorini, de Vinhedo (SP), dona de uma Toro Volcano diesel 2019.

Continua após a publicidade

“Rodando apenas em compromissos diários, com 30.000 quilômetros rodados os pneus estavam se desfazendo. Ao procurar uma revenda Pirelli, informaram que utilizo os pneus de forma inadequada”, conta Marisangela.       

(Waldez Carmo Amorimt/Quatro Rodas)

Ao trocar os pneus por outros da mesma marca, o problema se repete, como relata o corretor de imóveis Lauriston Campos, de Ribeirão Preto (SP), dono de uma Toro Ranch diesel 2019.

Continua após a publicidade

“Troquei os pneus com 3.500 quilômetros depois de escamarem. Após 500 quilômetros, os pneus novos começaram a soltar pedaços. Na loja me disseram ser característica dos compostos”, lembra Lauriston.

A FCA diz que pneus são itens sujeitos a desgaste natural, que varia de acordo com o uso e a manutenção. A empresa afirma que identificou que não há relação entre os casos citados, pois são carros, modelos e versões distintas, inclusive com pneus de medidas diferentes. Mas diz que está em contato com os fabricantes dos pneus para, em conjunto, apurar as negativas de substituição sem custos e, se entender necessário, realizar nova análise e atendimento ao consumidor.

A Pirelli, por sua vez, informou que contatou os proprietários e não identificou nenhum problema de fabricação. A fabricante afirma que o Scorpion Verde All Season está no mercado há nove anos e passou pelos testes mais rigorosos da indústria, garantindo, assim, a melhor performance e os mais altos padrões de segurança.

Continua após a publicidade

Por fim, a Pirelli informa que uma eventual alteração na aparência dos pneus avaliados não interfere em questões de segurança do veículo e dos seus ocupantes.

O Povo Reclama

“Faço o rodízio, mantenho os pneus calibrados e utilizo nas ruas em bom estado, porém a banda de rodagem está acabando.”

-Roberto Habermann, comerciante, Ribeirão Preto (SP), dono de Toro Freedom flex 2018

Continua após a publicidade

“Começaram a soltar pedaços e a concessionária me ofereceu pneus novos, mesmo
meu carro estando fora da garantia.”

-Vinícius Iwamoto, servidor público. Araguaína (TO), dono de Compass Longitude flex 2017

“Os quatro pneus do meu Compass rasgaram, em situações normais de uso.”

-Ricardo Blanco, procurador, Caxias do Sul (RS), dono de Compass flex 2017

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.