Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Autobahn, a estrada sem limites, poderá ter velocidade máxima de 130 km/h

A estrada alemã conhecida por não estabelecer limites de velocidade pode implementar ainda este ano um limite com o objetivo de reduzir emissões e acidentes

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 out 2021, 14h29 - Publicado em 11 out 2021, 14h17
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Autobahn
    (Reprodução/Internet)

    Falar sobre a Autobahn, o famoso complexo viário alemão que não tem limite de velocidade, soa como música aos ouvidos de qualquer apaixonado por velocidade. Porém, o grande atrativo da rodovia pode estar com os dias contados, já que uma velocidade máxima de 130 km/h está em discussão.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

    O debate sobre a implementação ou não de um limite geral de velocidade nas rodovias alemãs já se arrasta há tempos mas, após a vitória dos sociais-democratas de Olaf Scholz (SPD) nas últimas eleições, e com as mudanças que serão introduzidas pelos regulamentos do Acordo de Paris e da Lei Alemã de Proteção Climática, a decisão final poderá ser acelerada para 2021. 

    Continua após a publicidade

    De acordo com o partido político, a medida protegerá o meio ambiente e reduzirá significativamente o número de acidentes. 

    Na Alemanha, os limites de velocidade já são aplicados em 30% de sua malha rodoviária (7.640 quilômetros), enquanto nos 18.150 quilômetros restantes há uma velocidade máxima recomendada de 130 km/h. Recomendada, não obrigatória.  

    Continua após a publicidade

    Na Europa, apenas a Alemanha e a Ilha de Man têm zonas livres de limite de velocidade, enquanto no resto do mundo isso só acontece em uma dúzia de países.

    Autobahn
    (Reprodução/Internet)

    Para apoiar a redução de velocidade, tanto o SPD quanto os ambientalistas contam com a redução das emissões de CO₂ que ela acarretaria – a Agência Federal do Clima da Alemanha estima em dois milhões de toneladas.

    Continua após a publicidade

    Para muitos especialistas, esse é um argumento vago, pois além de ser um valor baixo, fazer esses cálculos é uma tarefa complicada, já que os valores variam em fatores como o peso do veículo, tipo de motor, estilo de direção ou distância percorrida.

    O outro argumento plausível é o de segurança, pois é de conhecimento de todos que quanto maior a velocidade mais graves e fatais podem ser acidentes. A polícia rodoviária alemã acredita que implementar esse limite de velocidade “é a única forma de reduzir o número de acidentes de trânsito”. 

    Já a opinião pública alemã se divide, embora a balança se incline cada vez mais para uma opinião favorável ao limite. Um exemplo é uma pesquisa conduzida pela Associação Alemã de Motoristas (ADAC) em maio passado, na qual 45% votaram contra um limite de velocidade geral e, 50%, a favor.

    Continua após a publicidade

    Nos resta esperar pela decisão que beneficie a segurança e o meio ambiente, mas que não impeça a diversão ao volante em uma das melhores estradas do mundo.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    Capa 749

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.