Audi TT RS Iconic tem visual nostálgico e marca a despedida do cupê
Após sair do mercado americano com a versão Heritage, Audi cria edição exclusiva para Europa que relembra primeiro TT lançado
Um modelo icônico, que agora carregará isso até no nome. Para celebrar antecipadamente os 25 anos do Audi TT, a marca alemã anunciou o TT RS Iconic, a nova versão do cupê limitada em apenas 100 unidades. Ele pode marcar o início da despedida do cupê, que não terá nova geração.
Sob o capô, nada muda e o Audi TT RS Iconic mantém o motor de cinco cilindros 2.5 turbo de 400 cv e 48,94 kgfm acoplado a transmissão automática com dupla embreagem e sete marchas, assim como o modelo padrão que estreou em 2016.
De especial, o esportivo traz um novo kit aerodinâmico testado em túnel de vento, que ajuda o TT a melhorar seu desempenho nas curvas. Entre as novidades, está a nova asa fixa traseira feita de fibra de carbono e o novo difusor traseiro. A dianteira ganhou um divisor robusto, canards nas extremidades e lâminas nas entradas de ar.
Mesmo com as novidades aerodinâmicas, o desempenho do TT RS se mantém inalterado para essa versão. A Audi declara os mesmos 3,7 s para acelerar de 0 a 100 km/h e 280 km/h de velocidade máxima.
A principal adição estética está na pintura, já que a Audi trouxe exclusivamente a cor cinza Nardo, que foi utilizada no primeiro TT lançado em 1998. Novas rodas com sete raios de 20’’ com pinças de freio pretas completam o visual externo.
A única cor mais chamativa que veremos está no interior. As costuras e decorações no acabamento são em um amarelo vivo, que contrasta com o Alacantara preto dos bancos e do painel central e com o cinza do couro Nappa, utilizado no acabamento das portas. Para finalizar, a alavanca do câmbio vem com uma inscrição indicando qual o número de série do modelo.
O TT RS Iconic será exclusivo para o mercado europeu, já que nos EUA o cupê já se despediu com a versão Heritage Edition lançada no começo do ano. É provável que essa seja uma das últimas versões do modelo, já que existem planos para transformar o TT em um crossover elétrico num futuro próximo.
As vendas começam em 2023 e, no Reino Unido, seu preço partirá das 87.650 libras, aproximadamente R$ 521.500 na cotação atual.