As vendas globais do Q3 não param de crescer. Se em 2013 o utilitário esportivo teve 145 mil unidades vendidas, resultando em um expressivo aumento de 60% em relação aos números de 2012, nos primeiros 10 meses deste ano o modelo já vendeu 30% a mais comparando com o mesmo período de 2013. E as boas notícias não devem parar por aí.
“Nossa previsão é de o Q3 tenha um crescimento de 40 mil unidades pelo mundo nesse ano, em grande parte por conta do aumento na produção na China. Com estes resultados, conseguiremos superar o BMW X1, cujos resultados devem apresentar queda de 20 mil unidades por conta da baixa demanda na Europa e pelo fim de seu atual ciclo de vida”, afirmou o diretor de veículos compactos da empresa de análise do mercado automotivo IHS, Mark Fulthorpe, à agência de notícias Automotive News.
Os números do Q3 podem aumentar ainda mais com a chegada do modelo reestilizado, que já foi apresentado na Europa e estreia por lá em fevereiro de 2015. Embora pareça praticamente igual a seu antecessor e traga as mesmas opções de motorização, todos os motores foram atualizados para atender às normas de emissões de poluentes EU6.
Uma das grandes novidades mecânicas do Q3 está no conhecido motor 1.4 TFSI, equipado com a tecnologia de desativação de cilindros – dois deles são desacoplados em situações específicas, reduzindo o nível de emissões de poluentes em até 7%. Segundo o diretor de projeto do Q3, Michael Zeilinger, a redução de CO2 nos motores chega a uma média de 17%.
Atualmente, o Q3 é produzido em três países: Espanha, China e Índia. A partir de 2016 o veículo também será fabricado no Brasil, mais precisamente na planta do Grupo Volkswagen em São José dos Pinhais (PR).