Ares 500: um Cinquecento Abarth preparado para arrepiar

Com 404 cv e carroceria alargada, ele acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos

Aceleração de 0 a 100 km/h agora é feita em 4,7 s, com máxima de 288 km/h Aceleração de 0 a 100 km/h agora é feita em 4,7 s, com máxima de 288 km/h

Aceleração de 0 a 100 km/h agora é feita em 4,7 s, com máxima de 288 km/h (divulgação/Quatro Rodas)

Com 167 cavalos, 23 mkgf, entre-eixos curto e freios e amortecedores reforçados, o Fiat 500 Abarth já é um dos foguetes de bolso mais divertidos disponíveis no mercado. Mas para todo esportivo sempre há uma preparadora interessada em maior desempenho.

Dessa vez foi a Pogea Racing, uma empresa alemã quem fez uma transformação radical. Começando pelo propulsor 1.4 MultiAir, que recebeu uma nova turbina e modificações nos pistões, bielas, válvulas de escape, virabrequm, comando de válvulas e volante do motor. Resultado: potência acima dos 400 cavalos!

Motor 1.4 MultiAir recebeu modificações pesadas Motor 1.4 MultiAir recebeu modificações pesadas

Motor 1.4 MultiAir recebeu modificações pesadas (divulgação/Quatro Rodas)

Para aguentar o tranco, a transmissão recebeu uma embreagem reforçada, com um novo sistema de lubrificação. Os discos de freio perfurados, que no Abarth medem 284 mm, no Ares 500 (este é o nome oficial do modelo) passam para 322 mm, vestindo rodas aro 18 e pneus Michelin Pilot Sport.

Preparadora alemã tem renome, mas o preço assusta Preparadora alemã tem renome, mas o preço assusta

Preparadora alemã tem renome, mas o preço assusta (divulgação/Quatro Rodas)

A suspensão com amortecedores Koni ganha componentes extras da KW, com direito a uma nova barra estabilizadora que atravessa o porta-malas. E você já deve ter reparado nas fotos que a carroceria foi alargada para abrigar os novos componentes e melhorar a estabilidade.

Barra estabilizadora atravessa o pequeno porta-malas Barra estabilizadora atravessa o pequeno porta-malas

Barra estabilizadora atravessa o pequeno porta-malas (divulgação/Quatro Rodas)

O kit de fibra de carbono que anaboliza o visual é composto de caixas de rodas, para-choques e capô, tudo repleto de novas entradas de ar para dar um ar sinistro ao simpático Cinquecento.

Entre-eixos curtos e rodas nas extremidades: característica dos 500 Entre-eixos curtos e rodas nas extremidades: característica dos 500

Entre-eixos curtos e rodas nas extremidades: característica dos 500 (divulgação/Quatro Rodas)

A Pogea afirma que, com a nova configuração, o 500 Abarth acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos (número provavelmente limitado pelo fato de a tração ser apenas dianteira), com velocidade máxima estimada em 288 km/h!

Posição de dirigir é alta, mas alavanca de câmbio fica bem próxima do volante Posição de dirigir é alta, mas alavanca de câmbio fica bem próxima do volante

Posição de dirigir é alta, mas alavanca de câmbio fica bem próxima do volante (divulgação/Quatro Rodas)

Tela central do painel é configurável; à esquerda, medidos da pressão do turbo Tela central do painel é configurável; à esquerda, medidor da pressão do turbo

Tela central do painel é configurável; à esquerda, medidor da pressão do turbo (divulgação/Quatro Rodas)

Bancos do tipo concha para os passageiros dianteiros Bancos do tipo concha para os passageiros dianteiros

Bancos do tipo concha para os passageiros dianteiros (divulgação/Quatro Rodas)

O preço, porém, é alto até para os padrões europeus: 58.950 euros, o suficiente para comprar um Porsche Cayman na Alemanha. Aí fica difícil…

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s